segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Especial Novelas: Cambalacho (1986)


Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri
Dois trambiqueiros protagonizam a trama de Cambalacho: Leonarda Furtado (Fernanda Montenegro), a Naná, e seu compadre Jerônimo Machado (Gianfrancesco Guarnieri), o Gegê. Os dois são parceiros nos cambalachos que Naná faz para sobreviver e manter os estudos de sua filha, Daniela (Cristina Pereira), no exterior. Para aliviar a culpa pelas trapaças que comete, Naná leva para sua casa crianças que recolhe nas ruas. Apesar de viverem de trambiques, Naná e Gegê são boas pessoas. Só não conseguem ganhar a vida de outra maneira.
Natália do Valle
A vilã da novela é Andréia (Natália do Vale), uma mulher ambiciosa e sem nenhum escrúpulo, que se casa com o milionário Antero Souza e Silva (Mário Lago) sonhando ficar rica. Para herdar a fortuna, ela é capaz de qualquer coisa, até mesmo planejar a morte do próprio marido. Ainda nos capítulos iniciais da história, o iate de Antero sofre um grave acidente em alto-mar e o corpo do milionário desaparece. Com a morte de Antero, seu testamento é aberto e, para desespero de Andréia, ele designou como herdeira Naná, uma suposta filha desaparecida.
Susana Vieira e Cláudio Marzo
Determinada a reaver a fortuna do marido, Andréia contrata o advogado Rogério (Cláudio Marzo) para cuidar do caso, e ele usa de todos os meios ilícitos para satisfazer sua cliente. Rogério é a paixão de Andréia, apesar de ser seu cunhado, casado com Amanda (Susana Vieira). Ele é um machão, que vive tendo relacionamentos passageiros fora do casamento por achar que jamais será descoberto pela mulher. Quando Amanda, também advogada, percebe que está sendo traída, decide defender Naná na disputa pela herança de Antero. Amanda, casada com Rogério há muitos anos, acreditava ter uma relação sólida, de confiança e respeito com o marido. Ela é uma mulher inteligente, sensível, porém um pouco ingênua, e sofre uma grande decepção ao descobrir a traição do companheiro de tantos anos.
A novela dá uma reviravolta com a chegada de Daniela (Louise Cardoso, intérprete da Daniela impostora), suposta filha de Naná. Ao saber que receberá a herança de Antero, Naná liga imediatamente para a filha para contar a novidade. Em poucos dias, Daniela chega ao Brasil acompanhada do noivo, Jean Pierre (Luiz Fernando Guimarães), e do sogro, Armand (Oswaldo Loureiro). Aos poucos, nota-se que Daniela é uma jovem aproveitadora, que está interessada em tirar proveito da fortuna que a mãe receberá. Jean Pierre e Armand, na realidade, chamam-se João Pedro e Armandinho e são dois trapaceiros também de olho na grana de Naná.
Rosamaria Murtinho
Daniela passa a exercer tanto poder sobre a mãe que consegue convencê-la a colocar seus filhos adotivos em um orfanato, para tristeza das crianças.

No final da novela, descobre-se que a Daniela que se dizia filha de Naná é uma impostora. Para a felicidade completa de Naná, a verdadeira Daniela (Cristina Pereira) aparece no último capítulo, no meio do casamento de Naná e Gegê. Naná, então, ganha definitivamente a herança de Antero.

Tramas Paralelas:

Cecília e Wanderley:
Cambalacho discute a fidelidade e o ciúme no casamento através do casal Cecília (Rosamaria Murtinho) e Wanderley (Roberto Bonfim). A trama é bem-humorada, pois ela, insegura e paranoica, desconfia de todos os passos do marido, enquanto ele é o mais fiel dos homens.

Tiago e Ana Machadão:
Débora Bloch
Através de Tiago (Edson Celulari), filho de Antero (Mário Lago), e Ana Machadão (Débora Bloch), filha de Gegê (Gianfrancesco Guarnieri), o autor levou ao debate os preconceitos em relação aos papéis sociais. Silvio de Abreu inverteu profissões tradicionalmente masculinas e femininas para tentar quebrar estereótipos. 
O rapaz é bailarino e, ao decidir assumir a profissão, sofre com a não aceitação do pai, que o deserda. Tiago é apaixonado por Ana Machadão, uma jovem bonita, que já carrega no nome sua personalidade forte. Ela tem um jeitão grosseiro devido à profissão de mecânica, mas nem por isso deixa de ser romântica e feminina. O romance entre Ana e Tiago fica estremecido após a chegada de Daniela (Louise Cardoso, intérprete da Daniela impostora), a suposta filha de Naná (Fernanda Montenegro). O rapaz namorou a moça quando esteve na Europa.

Regina Casé
Tina Pepper:
Cambalacho também contava a história de Albertina Pimenta (Regina Casé), Tina Pepper, e sua mãe, Lili Bolero (Consuelo Leandro). As duas protagonizaram cenas hilariantes. Enquanto a filha, fã da Tina Turner, sonha ser uma cantora famosa e usa uma peruca para imitar o cabelo de sua musa, sua mãe é uma cantora frustrada que vive a reclamar que Angela Maria prejudicara sua carreira. Lili é apaixonada por Gegê e faz tudo para conquistá-lo. Em determinado momento da história, Tina encontra um livro de feitiços e decide fazê-los para conquistar seus pretendentes. Ela é apaixonada por Aramis (Paulo César Grande), mas ele a rejeita. Com o feitiço da Salamandra, Tina consegue conquistá-lo, um dos momentos hilários da novela. O feitiço passa, e ela decide preparar outro, mas acaba enfeitiçando o irmão de Aramis, Porthos (Maurício Mattar), que fica apaixonado por ela. Quando Jean Pierre (Luiz Fernando Guimarães) – João Pedro, na realidade – conhece Tina, eles se apaixonam e passam a viver um divertido romance. Outro momento de destaque da personagem é quando ela se apresenta no programa Cassino do Chacrinha (1982). Tina ficou popular e passou a estar presente em grandes eventos sociais, como no aniversário do produtor musical Guilherme Araújo, no Copacanaba Palace, no Rio de Janeiro. 

Curiosidades:

Mário Lago
O autor Silvio de Abreu usou Cambalacho para criticar o comportamento condescendente frente a falcatruas e à corrupção, uma maneira de combater a ideia de que se pode levar vantagem em tudo.
Apaixonado por cinema, Silvio de Abreu sempre traz referências à sétima arte nos seus trabalhos na televisão. Segundo o autor, a trama de Andréia (Natália do Vale) é inspirada em filmes policiais. Já Naná e Gegê vivem na atmosfera de O Gordo (Oliver Hardy) e O Magro (Stan Laurel), personagens americanos que se tornaram ícones na comédia cinematográfica mundial.
Consuelo Leandro
No último capítulo de Cambalacho, o autor Silvio de Abreu aparece em cena como o padre do casamento de Naná (Fernanda Montenegro) e Gegê (Gianfrancesco Guarnieri). O diretor Jorge Fernando surge como palhaço no circo do personagem Ricky, vivido por Marcos Frota. Quem também fez uma participação especial, no decorrer da novela, foi o diretor Daniel Filho, como um agente da Interpol.


Poucos antes de a novela estrear, em pleno governo Sarney, o Brasil lançou o Plano Cruzado. Algumas cenas de Cambalacho, por conta disso, tiveram de ser adaptadas, pois faziam referência a valores ainda cotados em Cruzeiro. A solução foi mostrar na tela a correspondência de valores.

A canção Thanks for The Memories inspirou Silvio de Abreu a escrever a trama de Susana Vieira (Amanda) e Cláudio Marzo (Rogério).
As mães dos atores e atrizes que interpretavam as crianças que Naná (Fernanda Montenegro) abrigava em sua casa ajudavam a direção da novela a guiá-las. As mães tinham vários truques e acabavam dirigindo os próprios filhos.
Joanna Fomm, intérprete de Joana, encerrou sua participação na novela no decorrer das gravações por motivo de saúde.
Cambalacho foi vendida para mais de dez países, entre os quais, Angola, Bolívia, Itália, Porto Rico, Portugal e Venezuela.
Cambalacho foi reapresentada entre 08 de julho e 13 de dezembro de 1991, em Vale a Pena Ver de Novo.
Ações Socioeducativas:
Edson Celulari
Tiago (
Edson Celulari) é um jovem bailarino que sofre por sua profissão não ser aceita por seu pai, Antero (Mário Lago), e acaba sendo deserdado. Ele é apaixonado por Ana Machadão (Débora Bloch), filha de Gegê (Gianfrancesco Guarnieri), uma jovem que carrega no nome e na personalidade a aspereza que sua profissão de mecânica lhe ensinou. Apesar disso, nem Tiago nem Ana são homossexuais. Através dos dois personagens, o autor invertia profissões tradicionalmente masculinas e femininas e trazia a discussão acerca de preconceitos relacionados ao comportamento social.


Censura:
Silvio de Abreu
 conta que Cambalacho foi a primeira novela que ele fez sem censura. Foi por isso que conseguiu criar dois protagonistas anti-heróis, dois trambiqueiros, além de tratar de homossexualismo e discutir a moral do país, o que, segundo ele, seria inconcebível em tempos de repressão. 

Elenco:
Fernanda Montenegro – Naná

Gianfrancesco Guarnieri – Gegê
Natália do Valle – Andréia 
Cláudio Marzo - Rogério
Suzana Vieira – Amanda
Edson Celulari – Tiago
Débora Bloch – Ana Machadão
Regina Casé – Tina Pepper
Mário Lago – Antero
Rosamaria Murtinho - Ceci
Consuelo Leandro – Lili Bolero
Oswaldo Loureiro – Armandinho / Duque Armand
Flávio Galvão – Athos
Maurício Mattar – Porthos
Andrea Avancini – Julinha
Roberto Bomfim – Wanderley
Luiz Fernando Guimarães – João Pedro
Louise Cardoso – Daniela
Marcos Frota – Rick
Emiliano Queiroz – Seu Biju
Fábio Sabag – Olívio
Joana Fomm – Joana Duarte
Cláudio Correa e Castro – Boris Duarte
Jacqueline Laurence – Dominique
Paulo César Grande – Aramis
Cristine Nazareth – Debbie Day
Maria Helena Pader – Matilde

Participação Especial:

Cláudia Raia – Maria Antonieta Félix y Armendariz
Yara Amaral – Donorah Melina
Henriqueta Brieba – Ubiratânia
Evandro Mesquita – Alcebíades
Cristina Pereira – Daniela
Paulo Goulart – Eduardo
Paulo Gracindo – João Guerreiro
Daniel Filho – Hamilton
Monique Evans – Dalva
Luiza Brunet - Viridiana

Trilha Sonora:

Nacional
Capa: logotipo


Perigosa – Syndicatto

Armando Eu Vou – Cida Moreira
Jerônimo – Germano Mathias
Parece Mas Não É – Carbono 14
Estrela de Bastidor – Ângela Maria
Vila Curiosa – Passoca
Cambalacho – Wálter Queiróz
Filho da Cidade – Sérgio Dias
Só Eu Sei – Gilliard
O Ganso Que Dança – Zona Sul
Jardins – A Voz do Brasil
Deus Nos Acuda – Fundo de Quintal
Alguém Que Olhe Por Mim – Emílio Santiago

Internacional:
Capa: Débora Bloch e Edson Celulari


The Captain Of Her Heart – Double

Bad Boy – Gloria Estefan & Miami Sound Machine
Don't You Love Me Anymore – Joe Cocker
Let's Dance – Chris Rea
Greatest Love Of All – Whitney Houston
Don Quichotte – Magazine 60
Somebody Won't Sleep Tonight – Frederick
On My Own – Patti LaBelle e Michael McDonald
Something About You" – Level 42
Manic Monday – Bangles
Cherish – Kool & The Gang
Better Be Good To Me – Tina Turner
Rough Boy – ZZ Top
I'm Losing You – Ven-Uto

Veja as outras edições do Especial Novelas - O Rei do GadoVale TudoUga UgaPecado CapitalA Gata ComeuGuerra dos SexosBarriga de AluguelA FavoritaMulheres de AreiaTe Contei?Estrela GuiaÉramos SeisEstupido CupidoDireito de AmarBelíssimaAnjo MauDona XepaUm Anjo Caiu do CéuVereda TropicalDancin DaysQuatro por QuatroCoração de Estudante,TietaEscrava IsauraA Próxima VítimaMulheres ApaixonadasA SucessoraTi Ti TiVampCabocla,O AstroAmor com Amor se PagaForça de um DesejoCaras e BocasLocomotivasFera RadicalA ViagemO CloneEscaladaSinhá MoçaDeus nos AcudaAlma GêmeaPecado RasgadoRoque SanteiroA IndomadaO Beijo do VampiroSassaricandoRenascerCiranda de PedraO Salvador da PátriaAndando nas Nuvens,Cobras e Lagartos, Top ModelFelicidadeCelebridadeMarron GlacéÁgua Viva,Pedra sobre PedraA Padroeira, Bebê a Bordo, Por Amor, Porto dos Milagres, Cambalacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize