segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Especial Novelas: O Beijo do Vampiro (2002)

Tarcisio Meira
Uma história de amor entremeada por elementos sobrenaturais, drama, humor e a luta do bem contra o mal dão o tom de O Beijo do Vampiro, novela em que Antonio Calmon retoma a temática dos vampiros 11 anos após o sucesso de Vamp (1991), também de sua autoria. Cecília (Flávia Alessandra) é a heroína da trama, uma princesa do século XII que prefere dar fim à própria vida a se entregar ao duque e vampiro Bóris (Tarcísio Meira). No dia do casamento dela com o conde Rogério (Thiago Lacerda), Bóris mata o noivo, em um duelo, e toda a família da princesa. Cecília se suicida, obrigando Bóris a viver sem seu grande amor durante séculos. Bóris volta a reencontrar e perseguir a amada na década de 2000, época em que se passa a novela. Agora ela é Lívia, casada com Beto (Thiago Lacerda) e mãe de três filhos, Zeca (Kayky Brito), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira).

Kayky Brito
Na atualidade, Bóris quer mais do que conquistar a ex-princesa. Ele deseja recuperar Zeca, que, na verdade, não é filho de Lívia e Beto, mas seu filho com uma amante. Assim que nasceu, ainda na maternidade, Bóris colocou Zeca no lugar do filho verdadeiro de Lívia. A intenção de Bóris era proteger Zeca da ciumenta Mina (Claudia Raia), sua mulher. O verdadeiro filho de Lívia, Renato (Thiago Farias), foi deixado em um orfanato e virou menino de rua. Ao longo da história, ele é integrado à família. Zeca não tem ideia de seu parentesco com o vampiro, mas sempre apresentou sintomas estranhos, como aversão a água-benta, crucifixos e alho. Através de sonhos, Bóris revela a ele sua história. Zeca está prestes a completar 13 anos, idade na qual se tornará vampiro, e fica dividido entre os instintos herdados de seu verdadeiro pai e os valores transmitidos por sua família.

Flávia Alessandra, Kayky Brito, Renata Nascimento e
Guilherme Vieira
Beto morre em um acidente tramado por Bóris, obrigando Lívia a se mudar com os filhos para a casa da mãe, Zoroastra (Glória Menezes), na cidade de Maramores, onde transcorre a trama. Lívia tenta reconstruir sua vida ao lado do promotor público Augusto (Marco Ricca), apaixonado por ela, mas enfrenta as armações de Bóris para separar o casal. Entre seus planos, o vampiro se aproxima da amada como Igor Pivomar, empresário que detém o licenciamento de tudo que se relaciona a vampiros, e também se apossa do corpo de Rodrigo (Alexandre Borges) para tentar conquistá-la, mas o rapaz se apaixona verdadeiramente pela moça, provocando sua ira. Lívia e Rodrigo acabam se casando, antes do final feliz da protagonista ao lado de Augusto.

Glória Menezes
Segundo o Código dos Vampiros, se Bóris não tiver um herdeiro que possa dominar e incorporar deixará de ser um vampiro de primeiro escalão. É por isso que ele está tão interessado em tomar posse do filho Zeca. Só que ele precisa se esforçar para conquistar o garoto, pois uma das condições para que encarne no filho é que Zeca o ame como a um pai. A insuportável Marta (Júlia Lemmertz), cunhada de Augusto, ficou cega após provocar involuntariamente um acidente de carro em que morreu sua irmã Laura (Bianca Byington). Marta sempre foi apaixonada por Augusto e, transformada em vampiro, junta-se a Bóris para separar o cunhado de Lívia (Flávia Alessandra). Durante a novela, os dois se casam após a partida de Mina, que dá à luz a menina Pandora (Juliana Lohmann) e só volta no final da novela.

Cláudia Raia
O humor também está presente na história através do atrapalhado Galileu (Luis Gustavo), descendente do Dr. Herculano Van der Burger (também Luis Gustavo), morto durante um embate com Bóris no passado. Galileu herdou da família a missão de ser mais um caça-vampiros e se envolve em uma série de confusões com os seres malévolos. Ele se une a Zeca e ao arcanjo Ezequiel (Celso Frateschi), reencarnação do frei Abelardo – rival de Bóris na época medieval –, para defender Maramores e seus habitantes. Três meses antes do término da novela, Ney Latorraca (o Conde Vlad de Vamp) passou a integrar o elenco como o Vampiro Supremo Nosferatu, o grande rival de Bóris. Os dois iniciam uma feroz disputa pelo poder, com uma grande batalha final entre os humanos de Maramores e os vampiros da cidade. Bóris, que, a essa altura, aprendeu a amar o filho Zeca, tem um final redentor: ele derrota Nosferatu em um duelo, pede perdão a Lívia e desaparece nos braços do filho. Lívia destrói Marta, e Mina se torna a Vampira Suprema. Maramores inicia uma nova era de paz. 

Tramas Paralelas:

Os Vampiros

Betty Gofman e Luis Gustavo
Amélie (Betty Gofman), fiel escudeira de Mina (Claudia Raia), envolve-se com os mais variados tipos masculinos vampirescos, como o Monstro do Espelho (Guilherme Piva), aprisionado em um grande espelho por Bóris (Tarcísio Meira), e o medíocre músico Bartô (Tato Gabus), filho do caçador de vampiros Galileu (Luis Gustavo) – que é mordido por Mina para obrigar Galileu a perseguir e destruir o herdeiro de Bóris. O núcleo dos vampiros inclui também o galã aristocrático Victor (Gabriel Braga Nunes), que forma par com a ardente e vaidosa Lara (Deborah Secco), ex-namorada de Rodrigo (Alexandre Borges) e vampirizada por Victor; Pedrão “Godzilla” (Tony Tornado), o segurança de Bóris; a ginecologista Petra Van Preta (Rosane Gofman), reconhecida internacionalmente por ter conseguido engravidar uma vampira de 800 anos; e o rico comerciante Armando (Eduardo Galvão), rival de Augusto (Marco Ricca). Iolanda (Ana Rosa), a esposa do atrapalhado caça-fantasmas Galileu (Luis Gustavo) que vivia na Espanha, volta a Maramores e aumenta a confusão na cidade, já que é sósia da personagem Telma (também Ana Rosa). 

Produção:

Julia Lemmertz
As primeiras cenas de O Beijo do Vampiro foram gravadas no Castelo Almourol, patrimônio do exército português, localizado na cidade Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, a cerca de 120 km de Lisboa, em Portugal.
Muitos efeitos visuais foram usados na transformação dos vampiros, como criações em terceira dimensão, manipulação de imagens, composições e colagens. 

Curiosidades:
Gabriel Braga Nunes
Para escrever a novela, Antonio Calmon buscou inspiração no clássico Drácula, de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola – que mostra a espera do Conde Drácula pela reencarnação de sua amada –, e no filme O Baile dos Vampiros (1967), comédia de terror dirigida por Roman Polanski. Em sua trama, o núcleo de vampiros é sombrio, mas bem-humorado, além de moderno, consumista e “politicamente correto”: os personagens usam protetor solar especial e cremes contra queimaduras de água-benta, bebem sangue importado da Suíça e não mordem crianças, idosos ou gestantes. Para o autor, os vampiros são uma metáfora de hábitos aristocráticos, de sexualidade, de busca de eterna beleza e juventude ou ainda de corrupção política, prepotência e maldade.  O vampirismo de Zeca (Kayky Brito), por exemplo, é uma metáfora da puberdade, quando o jovem começa a ficar rebelde, querer sair de casa e desafiar os valores familiares.

Marco Ricca
Em comparação feita pelo autor Antonio Calmon, O Beijo do Vampiro é mais realista, sensual e romântica do que Vamp (1991). Além disso, é menos engraçada e mais centrada nos valores familiares.

O Beijo do Vampiro contou com um site (http:// vampiromania.com.br) para divulgar bastidores da produção e histórias relacionadas ao universo dos vampiros. A iniciativa foi uma das ações da campanha de lançamento da novela, que também envolveu a venda de produtos sobre vampiros, como o gibi As Aventuras de Bóris, lido pelo personagem Zeca na trama.

Zezé Motta
Claudia Raia estava grávida de dois meses quando começou a gravar as cenas da novela. Antonio Calmon, então, resolveu engravidar Mina também. Nas cenas, Pandora (Juliana Lohmann), o bebê da vampira, fala com a mãe de dentro da barriga dela. Ao dar à luz  Pandora, Mina sai da trama. Claudia Raia deixou a história aos oito meses de gravidez para dar à luz a filha Sophia. Voltou à novela em seu final. Após o nascimento de Sophia, a atriz passou a se maquiar em casa e a fazer curtas aparições na novela. Tudo para poder amamentar o bebê.

A convite do autor Antonio Calmon, Ana Rosa interpretou dois personagens na novela: Telma e Iolanda, que entra na história já em seu final. Para interpretar a espanhola Iolanda, ela começou a ouvir os discos do cantor Julio Iglesias, para internalizar o sotaque, e se lembrou das aulas que teve de dança flamenca. Por conta da sua experiência na dança, não precisou de uma dublê em cenas coreografadas.

Déborah Secco
Dennis Carvalho fez uma participação na novela como o Conde Drácula.
Tarcísio Meira recebeu, em setembro de 2003, o prêmio Austregésilo de Athayde por sua atuação na novela. A premiação é concedida aos 50 profissionais que mais se destacaram no cenário artístico, cultural e empresarial da cidade do Rio de Janeiro.

Kayky Brito ganhou o Prêmio Contigo! de 2003 como melhor ator revelação; Cecília Dassi foi eleita a melhor atriz infantil, por sua atuação como Beatriz.; e Marcos Paulo ganhou o prêmio de melhor diretor. A novela também foi agraciada com o prêmio Contigo! de melhor maquiagem, oferecido a Luiz Ferreira e Henrique Mello.

Ações Socioeducativas:
Alexandre Borges
Na novela, foi feita uma campanha de doação de sangue, incentivada por vários moradores de Maramores. Na trama, a campanha foi implantada por Bárbara (Michele Martins), membro da ONG Doadores Internacionais, e por Carlos (Sérgio Menezes), médico da cidade. Também houve uma campanha de incentivo à leitura e combate à dengue. 

Audiência:
A novela teve uma média final de 28,2 pontos de audiência. Estreou com 36 pontos e picos de 41 pontos, e seu último capítulo marcou média de 41 pontos.

Elenco:

Flávia Alessandra – Lívia 

Tarcísio Meira – Bóris Vladescu
Cláudia Raia – Mina d’Montmartre
Kayky Britto – Zeca
Júlia Lemmertz – Marta Morta
Déborah Secco – Lara
Marco Ricca – Augusto
Alexandre Borges – Rodrigo
Glória Menezes – Zoroastra
Luis Gustavo – Galileu
Ney Latorraca – Nosferatu
Gabriel Braga Nunes - Victor
Juliana Lohamann – Pandora
Cecília Dassi – Bia
Eduardo Galvão – Armando
Betty Gofman – Amélie Jolie
Tato Gabus Mendes – Bartô
Tony Tornado – Godzilla
Rosane Gofman – Dra. Petra Van Pretta
Guilherme Piva – Monstro do Espelho
Maria Clara Mattos – Isaura
Thiago Farias – Renato
Guilherme Vieira – Juninho
Renata Nascimento – Tetê
Bernardo Castro Alves – Guilherme
Bianca Castanho – Ciça
Ana Rosa – Telma
Mário Schoembergher – Professor Antunes
Celso Frateschi – Ezequiel
Mario Frias – Roger
Claudia Mauro – Matilde
Celso Bernini – André Barata
Maytê Piragibe – Lucinha
Zezé Motta – Nadir
Sérgio Menezes – Carlos
Eloísa Mafalda – Dona Carmem
Íris Bruzzi – Mirtes
Maria Gladys – Gracinha

Trilha Sonora:

Nacional
Pelos Ares - Adriana Calcanhoto

Isso - Titãs
Cada Segundo - Maurício Manieri
Baya Baya - Safri Duo
A Luz Que Acende o Olhar - Deborah Blando
Em Cada Amanhecer - Fábio Júnior
Asas - Maskavo
Eu Sei Que Vou Te Amar - Alex Guedes e Alcione
Por Perto - Pato Fu
Romance - Sandra de Sá
Puppy Love - João Júnior
Blue Moon - The Marcels
Fairy Tale (Gregorian Version) - Shaman
O Beijo do Vampiro - Mú Carvalho
Tudo é Possível - Kiko Zambianchi
Temporada das Flores - Milena Monteiro

Internacional:
Extraños Nada Más (Strangers In The Night) - Julio Iglesias

Fool - Shakira
Vater Unser - E Nomine
Papa Don't Preach - Kelly Osbourne
Another Brick In The Wall (Part 2) – Arena
A Thousand Miles - Vanessa Carlton
When You Say Nothing At All - Ronan Keating e Deborah Blando
Come Away With Me - Norah Jones
Moonlight Serenade - Thelma Houston
Y Tú Te Vas - Chayanne
When I Was Cruel N° 2 - Elvis Costello
Die For Love - Marc Ferr
Fool For Love - Bryan Ferry
Hate To Say I Told You So - The Hives
The Scientist - Coldplay
Give Me Tonight – Flarow
Loves Bites - The Hobbeats

Abertura

Ultimo Capítulo


2 comentários:

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize