segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Especial Novelas - Vereda Tropical (1984)


O tema central de Vereda Tropical, ambientada em São Paulo, são as relações familiares. Os conflitos da história giram em torno da família de Silvana (Lucélia Santos), mãe de Zeca (Jonas Torres), e do avô paterno do menino, Oliva (Walmor Chagas). Silvana é uma moça simples, criada pela avó Da Paz (Norma Geraldy) desde menina, quando perdeu os pais. Operária da fábrica de perfumes CPP, destaca-se como líder no trabalho. Lá ela conhece Victor (Lauro Corona), filho de Oliva, proprietário da fábrica. Os dois iniciam um romance. Mas Victor abandona Silvana grávida e sofre um acidente de carro fatal nos primeiros capítulos da novela. Quando Zeca nasce, Oliva decide brigar com Silvana pela guarda do menino.


Oliva é um homem poderoso, viúvo e pai de quatro filhos: Victor, Catarina (Marieta Severo), Verônica (Maria Zilda) e Gabi (Cristina Pereira). Após a morte de Victor, ele decide fazer de Zeca seu sucessor, e tenta de todo jeito conquistar o amor e a guarda do menino. Sua determinação acirra a briga das irmãs pelo controle da fábrica de perfumes. Catarina, a mais velha das três filhas de Oliva, foi abandonada pelo marido e voltou para a casa do pai com o filho Téo (Marcos Frota). Durona, orgulhosa e fria, é a atual diretora da CPP, mas não suporta a linha de produtos populares da empresa – o ponto forte do negócio. Ela se sente ameaçada com a chegada de Zeca e decide alertar as irmãs. Verônica, por sua vez, é uma mulher sensual, que adora provocar os homens. Solteira e bem-humorada, não se preocupa com o rumo dos negócios, e só pensa em curtir a vida boa que leva graças ao dinheiro do pai. Já Gabi, a mais nova das três, é a que mais se parece com o pai, embora seja adotada. Irreverente e geniosa, diz o que lhe vem à cabeça, o que a deixa em conflito em casa, na faculdade e com os amigos.

Outro personagem importante na trama é o jogador de futebol Luca (Mario Gomes), querido por todos os moradores da Vila dos Prazeres, onde mora com a mãe, Bina (Geórgia Gomide), e os irmãos Marco (Paulo Betti), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri). Alegre e franco, Luca está sempre de bem com a vida, apesar do temperamento estourado, que dificulta seu sonho de se tornar um centroavante reconhecido. Ele vive perambulando sem sucesso por diversos times paulistas da segunda divisão. Luca é namorado de Silvana, e é adorado por Zeca. A afetuosa relação do jogador com o menino conquistou os telespectadores. A relação de Luca e Silvana é abalada por Verônica, com quem o centroavante se envolve. Ele quase se casa com a filha de Oliva, mas a abandona no altar, reconciliando-se com a antiga namorada. Os dois terminam juntos e felizes, e Verônica entra para um convento.

O tom de humor de Vereda Tropical fez com que o vilão Oliva, em suas investidas para ficar com o neto, não fosse tão malvado assim. Catarina é quem se revelou uma ardilosa vilã, fazendo tudo para afastar Zeca da família, com receio de que ele herdasse todo o patrimônio do pai. Nos capítulos finais, Catarina sequestra o sobrinho, mas ele, esperto, foge do esconderijo. O menino, que estava sob a guarda do avô nesse momento, vai para a casa da mãe, que decide ir embora da cidade com Luca e o filho. Enquanto isso, uma grande mobilização popular vai às ruas para defender Silvana, levando Oliva a entregar a posse de Zeca para a mãe e a prometer não perturbá-los nunca mais. A CPP vai à falência, e Oliva e Catarina terminam a história sem dinheiro nem poder.

TRAMAS PARALELAS

Núcleo popular
A cantina italiana La Tavola de Michele, localizada na Vila dos Prazeres e comandada por dona Bina (Georgia Gomide), reúne a maioria dos operários da fábrica de perfumes, o núcleo pobre da novela. É na cantina que grande parte das ações acontece. O solteirão Jamil (Gianfrancesco Guarnieri), por exemplo, é um dos frequentadores assíduos da casa. Rival de Oliva, Jamil é dono de uma pequena indústria de essências e possui o segredo da linha de maior sucesso da CPP, para desespero do dono da fábrica. Ao longo da trama, ele se apaixona por Silvana (Lucélia Santos).

Super-Téo
O personagem Téo (Marcos Frota) conquistou o público com sua gagueira e sua imaginação fértil. Muito tímido e com medo de tudo a sua volta, Téo tenta se aproximar da mãe, Catarina (Marieta Severo), e do avô, Oliva (Walmor Chagas), mas não é bem recebido por nenhum dos dois. Além disso, não sabe como se aproximar das mulheres, nem fazer amigos. Solitário, vive em um mundo paralelo, onde volta e meia imagina ser um super-herói: o Super-Téo. Aos poucos, o rapaz se aproxima de Gabi (Cristina Pereira). No final da história, consegue conquistar seu amor.

CENAS MARCANTES
Um dos pontos altos da novela foi a estreia de Luca (Mário Gomes) como centroavante do Corinthians, no estádio lotado do Morumbi, em São Paulo. A gravação da cena, exibida no último capítulo, foi um acontecimento. O ator chegou de helicóptero ao gramado antes do jogo em que o time paulista enfrentaria o Vasco. Quando o centroavante do Corinthians, Serginho, marcou seu segundo gol, Mário Gomes invadiu o campo, vestido com o uniforme do clube, e partiu para abraçar o jogador. A sequência foi filmada pela TV Globo e levada ao ar. O juiz da partida, José Assis de Aragão, diante do fato inesperado, ficou confuso por alguns segundos, mas expulsou Mário Gomes do gramado. O caso irritou os dirigentes e a Confederação Brasileira de Árbitros (Cobraf), que suspeitaram que o juiz tinha favorecido a entrada do ator. A TV Globo inocentou Aragão, declarando que tudo havia sido improvisado. Irritados com o empate, obtido pelo Vasco quase ao final do jogo, os torcedores corinthianos pediram a entrada do ator em campo, gritando o nome do personagem.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Para compor o visual de Catarina, uma mulher fria e rígida, Marieta Severo lembra que propôs ao figurinista Marco Aurélio que ela usasse o cabelo sempre preso com um coque. Para sua surpresa, Marco Aurélio havia tido a mesma ideia, e o coque se tornou a marca da personagem.  

CURIOSIDADES
Vereda Tropical foi a primeira novela escrita por Carlos Lombardi na TV Globo, com argumento e supervisão de texto de Silvio de Abreu. Carlos Lombardi ressalta que o trabalho de supervisão de Silvio de Abreu foi fundamental para o bom desempenho da novela, além de um aprendizado para futuros trabalhos. Segundo Silvio de Abreu, muito do sucesso da novela também se deve à dupla de diretores Jorge Fernando e Guel Arraes, que já havia dirigido Jogo da Vida e Guerra dos Sexos, ambas novelas de sua autoria.

A produção bateu recorde de audiência no horário das 19h, na época. Um perfume com o nome da novela foi lançado no mercado, fazendo sucesso com o público feminino.

Para interpretar o jogador Bertazzo, Nuno Leal Maia, nascido em Santos (SP), treinou o sotaque dos paulistanos do bairro do Brás.

A novela foi reapresentada entre 27 de abril e 23 de outubro de 1987, na sessão Vale a Pena Ver de Novo.

As atrizes Maria Zilda e Marieta Severo brilharam na trama como irmãs e filhas de um poderoso empresário. Maria Zilda interpretando a chiquérrima e sedutora Verônica de Oliva Salgado e Marieta Severo a ambiciosa Catarina de Oliva Salgado.

A média geral de audiência de Vereda Tropical foi de 62 pontos. Um dos maiores sucessos da década de 1980.



CENSURA
A Censura Federal implicou com a novela e, três dias antes da estreia, numa sexta-feira à noite, Vereda Tropical foi proibida de ir ao ar, sob a alegação de que não era apropriada para o horário das 19h. Os censores haviam indicado 32 cortes no primeiro capítulo. Na segunda-feira pela manhã, Silvio de Abreu e Carlos Lombardi, acompanhados por dois representantes da TV Globo, desembarcavam em Brasília para conversar com os censores. Após muita negociação, a novela foi liberada.   

Elenco:


Lucélia Santos – Silvana Rocha
Mário Gomes – Luca (Luis Carlos)
Walmor Chagas – Oliva (Vicente)
Maria Zilda – Verônica
Marieta Severo – Catarina
Gianfrancesco Guarnieri – Jamil Beirut / Genaro

Geórgia Gomide – Sabrina Travatti (Bina)
Nuno Leal Maia – Mário
Paulo Betti – Marco Aurélio
Rosamaria Murtinho – Bárbara Vilela
Gilberto Martinho - Barbosa
Kito Junqueira – Alfredo
Cristina Pereira – Gabriela
Eduardo Tornaghi – Bráulio
Regina Casé - Clotilde
Paulo Garnieri - Francesco
Angelina Muniz – Angelina
John Herbert – Celso Vilela
Luiz Carlos Arutin – Giuseppe
Marcos Frota – Teófilo
Cristina Mullins – Maria Leopoldina (Léo)
Matilde Mastrangi – Marilinda
Luís Fernando Guimarães – Argemiro
Norma Geraldy – Maria da Paz
Jorge Fernando - Pedro
Fernando José – Cassiano Gouveia
Nildo Parente – Rodrigues
Catarina Abdalla – Guilhermina

Apresentando:
Jonas Torres – José Carlos Rocha (Zeca Pedra)

Trilha sonora nacional

"Nem o Pobre, Nem o Rei" – Gonzaguinha"Fullgás" – Marina"Um Dueto" – Francis Hime e Gal Costa"Fazer Neném" – Guilherme Arantes"Deixa Eu Te Amar" – Agepê"Lua My Love" – Eduardo Dusek"Vereda Tropical" – Ney Matogrosso"Certas Coisas" – Lulu Santos"Silvana" – Zizi Possi"Dia a Dia" – Moraes Moreira"Marilyn Forever" – Naila Skorpio"O Dono da Bola" – Mário Gomes"São Paulo, São Paulo" – Premeditando o Breque
"Que Bonito É (Na Cadência do Samba)" – Poucas & Boas

Trilha sonora internacional


"Stuck On You" – Lionel Richie"When Doves Cry" – Prince & Revolution"My Girl" – Lillo Thomas"In My Time" – Teddy Pendergrass"I'm Living My Own Life" – Earlene Bentley"Sleep With Me Tonight" – Neil Diamond"Io Che Amo Solo Te" – Sergio Endrigo"Love Songs Are Back Again" – Band of Gold"Here, There And Everywhere" – Billy Preston"You're The One" – Beau Williams"Love Is Like a Light" – Frank Stallone"You Are My Sunshine" – Mtume"All Of You" – Destiny"Balliamo" – Mimmo Di Francia

Abertura da Novela

Cena: Mário Gomes (Luca) jogando no Corinthians

Cenas de Vereda Tropical com Walmor Chagas

Cena: Mário Gomes, Maria Zilda e Marieta Severo




Último Capítulo

Chamada de Reprise no Vale a Pena ver de Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize