domingo, 7 de abril de 2013

Especial Novelas - Vamp (1991)



Na fictícia Armação dos Anjos, cidadezinha no litoral do Rio de Janeiro, o capitão reformado da Marinha Jonas Rocha (Reginaldo Faria), viúvo e pai de seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura (Joana Fomm), também viúva e mãe de seis filhos. Apaixonado, o casal vive em harmonia com sua grande família até a chegada da cantora de rock Natasha (Claudia Ohana), vampira que se tornou famosa internacionalmente após um pacto com o líder dos vampiros, o conde Vladimir Polanski, Vlad (Ney Latorraca), a quem ela agora deseja destruir para se livrar de sua maldição. A única arma que poderá ajudá-la a realizar seus planos é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar de Armação dos Anjos. Diz a profecia que a cruz deve ser manejada por um homem chamado Rocha. O herói é o capitão Jonas, que, em encarnações passadas, disputou com o conde Vlad o amor da cantora, que então se chamava Eugênia. Ameaçado, Vlad passa a perseguir a roqueira e a família de Jonas, transformando Armação em uma cidade repleta de vampiros.     


Em determinado momento da história, Natasha se envolve com Lipe (Fábio Assunção), o filho mais velho de Jonas, atrapalhando o romance do jovem com a doce Lena (Daniela Camargo). A roqueira engravida e, nos capítulos finais, dá à luz um menino, Lipinho. Natasha decide ir embora de Armação dos Anjos para se dedicar à carreira, e deixa o bebê para Lipe e Lena criarem. Antes disso, Lipinho enfrenta a fúria de Vlad. Encarnado em Gerald (Guilherme Leme), Vlad sequestra a criança e tenta mordê-lo, com o objetivo de manter a linhagem dos vampiros. Lipinho escapa graças ao capitão Jonas, que atira contra Vlad, e à caçadora de vampiros Mrs. Penn Taylor (Vera Holtz), que joga água benta na criança. Agonizando, Gerald se transforma em Vlad. Mesmo enfraquecido, ele parte para cima de Jonas, que crava uma estaca em seu peito, acabando definitivamente com o todo-poderoso conde. Na última cena da novela, Natasha brilha em um show em Nova York.

Tramas Paralelas:
Os filhos do capitão 
Vamp narrava também conflitos familiares e dramas característicos da juventude por meio dos 12 adolescentes filhos de Carmem Maura (Joana Fomm) e Jonas Rocha (Reginaldo Faria). Esse núcleo foi responsável por muitas das cenas emocionantes e românticas da novela.   


A família Matoso 
A família de vampiros de Matoso (Otávio Augusto), formada por Mary (Patricya Travassos) e pelos filhos dele, Matosão (Flávio Silvino) e Matosinho (André Gonçalves), rendeu cenas hilárias à trama. Matoso e Mary viviam fazendo trapalhadas e eram transformados em sapos pelo conde Vlad (Ney Latorraca). No final da novela, eles decidem ir embora de Armação dos Anjos e terminam a história em Rayo que Los Partan, uma fictícia cidade peruana. Mas não contavam que fossem seguidos por Penn-Taylor (Vera Holtz) e Augusto Sérgio (Marcos Frota), uma desastrada dupla de caçadores de vampiros, determinada a exterminar de vez com a família.

Padre Garotão 
O personagem Jurandir (Nuno Leal Maia) também se destacou na trama. Para fugir de Cachorrão (Paulo Gracindo), um líder de marginais que ele assaltara por engano, Jurandir assume a identidade de um padre. Ele faz amizade com os jovens de Armação dos Anjos, de quem recebe o apelido de Padre Garotão, e ainda se envolve com Marina (Vera Zimmermann), a protegida de Cachorrão.

Cenas Marcantes
Vamp vai se transformando, aos poucos, numa chanchada de terror. Vale tudo, até vampiro com um dente só, caso do personagem Matoso (Otávio Augusto). A comédia chega ao clímax quando o conde Vlad (Ney Latorraca) dança no cemitério da cidade, parodiando o filme Thriller, de Michael Jackson. A cena foi uma das mais marcantes da novela. 

Curiosidades:
Antonio Calmon desejava atrair o público jovem, como já havia feito no cinema, com Menino do Rio (1982), e na televisão, com o seriado Armação Ilimitada (1985). O autor inovou ao criar uma trama sobre vampiros passada nos dias de hoje, misturando comédia, suspense, rock e atores mirins. Entre as referências do autor para criar a novela está o filme A Dança dos Vampiros (1967), do diretor franco-polonês Roman Polanski. O nome do personagem de Ney Latorraca, conde Vladimir Polanski, é uma homenagem ao diretor.  

Ney Latorraca contou que foi convidado para fazer apenas nove capítulos da novela. Mas o sucesso de seu personagem foi tão grande ele não deixou mais a trama. 

Joana Fomm afirmou que, assim como a vilã Perpétua, de Tieta (1989), sua personagem em Vamp, Carmen Maura, fez muito sucesso com as crianças. O mesmo aconteceu com Reginaldo Faria, que se acostumou a ser chamado nas ruas de Capitão Jonas, seu personagem na novela. 

Otávio Augusto embarcou no clima de comédia e deu suas contribuições para a composição do personagem. Entre elas, a característica de Matoso misturar diferentes idiomas em suas falas, e a ideia de fazer dele um vampiro de um dente só. O ator contou que, devido ao sucesso da novela, chegou a ir em festas de aniversário de filhos de amigos em que o bolo tinha o formato de um caixão. 

Com a escalação para fazer Vamp, Fábio Assunção assinou seu primeiro contrato longo com a TV Globo, de dois anos. Era sua segunda novela após a estreia em Meu Bem, Meu Mal (1990). 

Ações Socioeducativas:
Vamp era uma novela de humor, mas também tratou de temas sérios, como a proteção das tartarugas marinhas. Omerchandising ecológico surgiu de uma parceria da TV Globo com a Fundação Boticário de Proteção à Natureza. Na trama, a ecologista Soninha (Bia Seidl) ensina ao capitão Jonas (Reginaldo Faria) como salvar as tartarugas que ficam presas nas redes de pesca.  

Elenco:
Ney Latorraca – Vlad
Cláudia Ohana – Natasha
Reginaldo Faria – Capitão Jonas Rocha
Joana Fomm – Carmem Maura
Nuno Leal Maia – Jurandir (Padre Garotão)
Fábio Assunção – Lipe
Daniela Camargo – Lena
Otávio Augusto –Matoso
Patrycia Travassos – Mary Matoso
Guilherme Leme – Gerald
Vera Holtz – Alice Penn Taylor
Marcos Frota – Augusto Sérgio
Paulo Gracindo – Cachorrão
Cleyde Yáconis – Virgínia
Evandro Mesquita – Simão
Luciana Vendramini - Jade
Bete Coelho – Jezebel
Marcos Breda – Rafa / Diogo
Bel Kutner – Scarleth
Carol Machado – Dorothy
Rodrigo Penna – León
Henrique Farias – Nando
Pedro Vasconcellos – Joao
Frederico Mayrinck – Pedro
Amora Mautner – Paula
Jonas Torres – Daniel
João Rebello – Sig
Fernanda Rodrigues – Isa
José Paulo Jr. – Tico
Igor Lage – Pingo
André Gonçalves – Matosinho
Flavio Silvino – Matosão
Vera Zimmerman – Marina
Bia Seidl – Soninha
Paulo José – Ivan
Zezé Polessa – Silvia
Francisco Milani – Max
Tony Tornado – Pai Gil
Oswaldo Louzada – Padre Estevão
Norma Geraldy – Hemengharda
Giulia Gam – Lúcia T


Trilha Sonora:

Nacional
Coração Vagabundo - Leila Pinheiro 
Felicidade Urgente - Elba Ramalho 
Grunir - Orlando Morais 
Sob o Efeito de Um Olhar - Guilherme Arantes 
Suga Suga - João Penca e Seus Miquinhos Amestrados 
Vlad - André Sperling 
Noite Preta - Vange Leonel 
Sympathy For The Devil - Cláudia Ohana 
Tendo a Lua - Os Paralamas do Sucesso 
Lua - Fábio Jr 
Chacal Blues - Evandro Mesquita 
Segredos - Hay Kay 
Patinho Feio - Angel 
Amor Vamp - André Sperling 


Internacional:
I Remember You - Skid Row 
Love Hurts - Cher 
Let The Beat Hit 'em - Lisa Lisa & Cult Jam
One Inch Of Heaven - The Silencers 
The Lady Is a Vamp - Black And White feat. J. J. Jackson 
Again -Marc Clayton 
What a Wonderful World - Louis Armstrong 
Boy (Why You Wanna Make Me Blue) - Deborah Blando 
Wicked Games - Chris Isaak 
Another Night - Tony Garcia 
Will Of The Wind - Kenny Loggins 
It Ain't Over 'til It's Over - Lenny Kravitz 
If You Hurt Me Now - Daniel Estephan
Tenderness - Robert Thames

Abertura:

Dança do Vampiro

Capítulo 1

Natasha x Mary Matoso

Elenco juvenil

Vlad mata Padre Garotão

Vlad dançando Thriller

Claudia Ohana relembra Vamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize