segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Especial Novelas - Quatro por Quatro (1994)



Com ritmo dinâmico e texto descontraído, a trama de "Quatro por Quatro" apresentava conflitos amorosos repletos de separações, reconciliações e tramoias. A história começa quando quatro carros dirigidos por mulheres descontroladas se chocam no caótico trânsito do Rio de Janeiro. Assim se dá o encontro entre a dondoca Abigail (Betty Lago), a dona de casa Auxiliadora (Elizabeth Savala), a tímida secretária Tatiana (Cristiana Oliveira) e a manicure Babalu (Letícia Spiller). Elas acabam presas na mesma cela e bastam alguns minutos para que descubram que, naquele mesmo dia, todas haviam perdido o homem amado. Uma por todas, todas por uma, elas decidem se unir em um projeto de vingança contra seus algozes, desejando a eles a mesma dor que sentiam. Os alvos são Gustavo (Marcos Paulo), Alcebíades (Tato Gabus Mendes), Fortunato (Diogo Vilela) e Raí (Marcello Novaes), par de cada uma, respectivamente. 

O famoso cirurgião Gustavo sempre tratou sua mulher, Abigail, como fútil e burra. Ela, por sua vez, sempre se deixou levar. Mas, em uma competição involuntária com o marido, acaba se descobrindo uma psicóloga promissora. Furioso, ele a humilha, e ela decide acabar com o orgulho profissional dele. Abigail tem jeito de dondoca, mas é a mais inteligente das quatro vingadoras e vai surpreendendo o ex-marido ao longo da trama.

Alcebíades, por sua vez, passa a ter vergonha da mulher depois de subir na vida graças ao trabalho e esforço dela em suas padarias. Novo-rico, dono de um restaurante sofisticado, troca Auxiliadora por uma noiva com idade para ser sua filha, a mimada e afetada Elisa Maria (Lizandra Souto). Para piorar, Alcebíades ainda faz Auxiliadora assinar papéis abrindo mão de seus bens para ele. Abandonada, tudo o que ela quer é ver o ex-marido ter uma grande decepção com a "paquita erótica", como passa a se referir à ninfeta. 

Já Fortunato, sempre trapalhão e trambiqueiro, abandona Tatiana na porta da igreja. Tímida e extremamente romântica, ela perde o rumo e sua pouca autoestima. Das quatro vingadoras, é a mais apática. Aprende muito com Babalu, um furacão de mulher que a ensina a gostar mais de si mesma. Toda a beleza e o amor de Babalu não foram suficientes para que Raí (Marcello Novaes) abandonasse seus rabos de saia. Ele chega a ser flagrado pela namorada com outra mulher em sua própria cama. Babalu é a mais irada das quatro vingadoras. Entretanto, dos quatro casais, esse é o único verdadeiramente apaixonado na trama. 

O que começa como uma vingança desorganizada, torna-se um plano perfeito. As quatro combinam que cada uma será responsável pela vingança contra o parceiro da outra. Com o decorrer do tempo, tornam-se grandes amigas e cúmplices, sempre se esforçando para infernizar a vida de seus ex-parceiros. No último capítulo, Babalu, grávida de Raí, sobe ao altar com o médico-residente Ralado (Marcelo Faria), filho de Gustavo e Abigail. Mas Raí aparece surpreendentemente e declara seu amor à manicure. Ralado tenta interromper a conversa do casal, mas os dois o jogam na piscina e fogem juntos. Dos quatro casais iniciais da trama, somente Babalu e Raí se reconciliam. Eles terminam a novela cheios de filhos, inclusive adotados. Ralado, por sua vez, termina a novela com seu verdadeiro amor, sua parceira de residência médica, Maria Eduarda (Luana Piovani).

Tatiana, que antes escondia sua beleza por trás de grandes óculos e roupas formais, descobre-se uma linda mulher e arrebata o coração do mulherengo Bruno (Humberto Martins). Auxiliadora, por sua vez, abandona a postura de mulher submissa e torna-se uma grande administradora de padarias, tendo Alcebíades como seu empregado, servil e subjugado. Abigail obtém reconhecimento profissional e publica o livro O Doce Sabor da Vingança, com a história das quatro amigas, permeada por um parecer psicológico. Em um cômico triângulo amoroso, Auxiliadora e Abigail passam a disputar o amor de Samuel Spadafora (Kadu Moliterno), um detetive muito atrapalhado, que acaba ficando com a primeira. 

Depois de uma passagem de tempo de três anos, a última cena da novela remete ao começo da trama. As quatro amigas iradas batem de carro novamente, brigam com os policiais e voltam para o xadrez. Babalu estava descontrolada porque havia flagrado Raí pelado com a vizinha, Abigail havia brigado com um companheiro de trabalho, porque ele estava com inveja dela, que fora contratada para fazer um quadro de psicologia no Fantástico, Auxiliadora estava à beira de um ataque de nervos com Samuel, um acomodado incapaz de cuidar sequer do esquema de segurança de suas padarias, e Tatiana havia sido esquecida no altar novamente, dessa vez por Bruno. Na mesma cela de antes, as quatro juram vingança, unem as mãos e fazem o gesto dos mosqueteiros, como no capítulo de estreia.

TRAMAS PARALELAS
Os primos Bruno (Humberto Martins) e Gustavo (Marcos Paulo), ambos médicos, disputam a guarda da menina Ângela (Tatyane Goulart). Bruno é o pai biológico da criança, mas abandonou a filha e a cidade por dez anos, depois de ver sua mulher morrer no parto que ele mesmo fez. Com a ausência de Bruno, o inescrupuloso Gustavo cria Ângela com todo carinho. Depois de se isolar durante todo esse tempo na selva amazônica, onde se dedicava à saúde indígena, Bruno volta ao Rio de Janeiro e passa a disputar o amor da filha com o primo. O cenário para as brigas familiares e profissionais dos dois é o hospital da família, que Gustavo administra. Ângela, inicialmente, rejeita o pai, magoada com seu sumiço por tanto tempo, mas a menina acaba se encantando por ele. Gustavo torna-se vítima das loucuras de Suzana (Helena Ranaldi), uma mulher desequilibrada, que o usa para se vingar do seu infortúnio e insucesso amoroso com Bruno. Ela faz Gustavo entrar em um carro, sem saber que era ela quem o dirigia, e atira o automóvel de uma ribanceira. Os dois morrem.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÕES
O figurino de Babalu (Letícia Spiller) fez sucesso na época de exibição da novela. Eram minissaias e microshorts, tamancões com meias soquetes coloridas, blusas ciganas de elástico com os ombros à mostra e arquinhos no cabelo. A margarida artificial usada para prender o rabo de cavalo virou mania e era vendida em camelôs da cidade.  O figurinista Lessa de Lacerda lembra que as meias de Babalu eram uma referência às meias lurex que fizeram sucesso na novela Dancin’ Days (1978). A diferença na composição era que a manicure usava tamancos de madeira e não sapatos finos. Todos os modelos de tamanco usados pela personagem foram comprados em dose dupla, para evitar que um pé quebrasse e não pudesse ser reposto.

CURIOSIDADES
Quatro por Quatro marcou a volta da comédia ao horário das 19h. Inicialmente, a novela teria apenas 150 capítulos, mas foi esticada devido a seu grande sucesso. 

Letícia Spiller, ex-paquita do Xou da Xuxa (1986), foi considerada pela mídia atriz revelação por conta de sua atuação como Babalu, uma personagem sexy, desbocada e barraqueira. Letícia Spiller conta que se inspirou na Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, para compor a manicure suburbana. A bolsinha com que ela acertava Raí (Marcello Novaes), toda vez que se irritava com ele, fazia as vezes do coelhinho Sansão. Na opinião da atriz, Babalu era impulsiva e indignada como a Mônica e tinha também o senso de justiça da personagem dos quadrinhos. Toda vez que ficava encabulada ou confusa, Babalu coçava a nuca com rapidez, um trejeito que marcou a personagem.

Babalu tinha um vocabulário, que também caiu na boca do povo na época da novela. Suas expressões mais comuns eram “bofe” (para se referir aos homens), “bicha” (para se referir às mulheres), “mona” (mulher, amiga, forma de um gay chamar o outro), “desaquenda” (abandonar, deixar de lado, sair de perto, esquecer, deixar em paz), “babado” (história, fofoca), “é uó” (feio, ruim), “erezinho” (criança). 

A atriz Betty Lago (Abigail) se destacou na novela com seu humor refinado. Em uma cena hilária, uma barata sobe por sua roupa e ela tem um ataque histérico. Os gritos de pânico são da própria atriz, que não precisou fingir o desconforto pelo qual passava a personagem. Já Elizabeth Savalla se desentendeu com a produção da novela e ficou afastada por vários capítulos. A atriz reclamava que não tinha espaço na trama.

Segundo o autor Carlos Lombardi, a trama de Bruno (Humberto Martins) e Gustavo (Marcos Paulo), que disputavam a guarda da menina Ângela (Tatyane Fontinhas Goulart), foi inspirada em histórias semelhantes criadas para Bebê a Bordo (1988) e Perigosas Peruas (1992). 

Quatro por Quatro foi reapresentada a partir de agosto de 1998, no Vale a Pena Ver de Novo. A novela foi exibida na Argentina, Chile, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Elenco:
Cristiana Oliveira – Tatiana
Humberto Martins – Bruno
Elizabeth Savalla – Auxiliadora
Betty Lago – Abigail
Letícia Spiller – Babalu
Marcello Novaes – Raí
Helena Ranaldi – Márcia / Susana
Marcos Paulo – Dr. Gustavo
Françoise Forton – Clarisse
Tato Gabus Mendes – Alcebides
Marcelo Serrado – Danilo
Diogo Vilela – Fortunato
Marcelo Faria - Ralado
Leonardo Vieira – Vinícius
Rômulo Arantes - Pedrão
Bianca Byington – Elizabeth
Daniel Dantas - Celso
Márcia Real – Isadora
Bete Mendes – Dona Fátima
Drica Moraes – Denis
Tássia Camargo – Maria Bataglia
Jorge Dória – Seu Santinho
Nina de Pádua – Dra. Fabíola
Lizandra Souto – Elisa Maria
Oswaldo Loureiro – Olegário
Luana Piovani – Duda
Hugo Gross – Leandro
Paulo César Grande – Thiago
Inês Galvão – Marta Rocha
Íris Bustamante – Silvia
Neuza Borges - Tereza


e Tatyane Goulart - Ângela

Trilha Sonora:

Nacional 

O Chamado - Marina Lima
Guru - Dalto
Carro e Grana - Leoni
Se Eu Me Apaixonar - Rosana (part. especial Edmon)
Paixão - Alceu Valença
Sempre Te Quis - Daniela Mercury
Picadinho de Macho - Sandra de Sá (tema de abertura)
Dança da Solidão - Marisa Monte e Gilberto Gil
Clube da Esquina II - Flávio Venturini
Metade - Adriana Calcanhoto
Tão Linda - Conexão Japeri
Saudade - Nana Caymmi
Indeciso Coração - João Bosco
Alguém Como Tu - Dick Farney


 Internacional
Always - Bon Jovi
Short Dick Man - Gillette
Kiss And Say Goodbye - N-Phase
It's a Rainy Day - Ice MC
I Swear - Bill Power
Goodnight Girl - Wet Wet Wet
Drop On By - Peter Valentine
What Did You Do (With My Love) - Double You
Take a Toke - C & C Music Factory
Everlasting Love - Gloria Estefan
Sundown - Gordon Lightfoot
Is This The Love? - Masterboy
Baby It's You - Smith
Gimme Gimme Your Love - Cameleon

Abertura:

Chamada de Elenco:

Chamada do Viva:

Capítulo 1

Acidente de Raí (Marcello Novaes)


Um comentário:

  1. E o que inventaram para dar o protagonismo que a Savala exigia raiou o ridículo. O texto dela era optimo. Tão bom quanto todos os outros. Acho que a veterana não soube foi interpretar tão bem e as restantes colegas se superaram.

    ResponderExcluir

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize