segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Especial Novelas - Dancin Days (1978)


Dancin’ Days é uma crônica de costumes urbana centrada na rivalidade entre duas irmãs: a ex-presidiária Júlia Matos (Sônia Braga) e a socialite Yolanda Pratini (Joana Fomm). Acusada de atropelar e matar um guarda-noturno, Júlia é condenada a 22 anos de prisão. Depois de cumprir metade da pena, ela consegue liberdade condicional. A partir de então tenta, de todas as formas, livrar-se do estigma de ex-presidiária. Seu primeiro desafio é reconquistar o amor da filha, Marisa (Glória Pires). A menina foi criada por Yolanda que, com medo de perder a sobrinha, dificulta a aproximação entre mãe e filha. 

Em sua luta para se reintegrar à sociedade, Júlia conhece o diplomata Cacá (Antonio Fagundes) e os dois vivem um romance atribulado ao longo de toda a história. Para se aproximar de Marisa, uma adolescente mimada com temperamento rebelde, Júlia usa outra identidade. As duas estabelecem uma relação de amizade até o momento em que, no dia do casamento de Marisa e Beto (Lauro Corona), Júlia revela a verdade à filha. Sua intenção é demovê-la da idéia de casar-se tão jovem. Marisa, no entanto, não a recebe bem e se recusa a aceitá-la como mãe.  Arrasada com o desprezo da filha, Júlia aparece bêbada na festa, provocando uma grande confusão. Como estava em liberdade condicional, ela é novamente presa.   


Algum tempo depois, Júlia volta à liberdade, dessa vez decidida a mudar completamente sua vida. Ela se casa com Ubirajara (Ary Fontoura), um homem rico e apaixonado por ela. E, mais uma vez, tenta se reaproximar da filha, mas é maltratada pela jovem, que não a perdoa. A grande reviravolta na história acontece quando Júlia retorna ao Brasil, após uma viagem à Europa, completamente mudada. Sua transformação marca uma nova fase na história. Dessa vez Júlia está decidia a se vingar de quem lhe prejudicou. Apenas no final da novela Júlia consegue se reconciliar com a filha e com Cacá. As duas irmãs fazem as pazes após uma antológica briga. 

Tramas Paralelas:

Alberico Santos 
Alberico Santos (Mário Lago) é um homem sofisticado, típico morador do bairro de Copacabana, que sobrevive das lembranças do passado. Apesar de seus problemas financeiros, gosta de viver com todo o requinte. Carminha (Pepita Rodrigues), sua filha caçula, é quem sustenta a casa. Extremamente responsável, ela não se conforma com os desvarios de seu pai que. Ao longo da trama, Alberico envolve-se em diferentes negócios, como uma escola de copeiragem que, por conta das dívidas, acaba fechando as portas. Arruinado, e sem que ninguém saiba, ele chega a trabalhar como garçom para contribuir com as despesas da família. No final, Alberico inaugura uma boate com o nome Copacabana.  

Frenetic Dancin Days 

Um dos principais cenários da trama é uma discoteca, grande febre na época. Quando começa a história, Horácio (José Lewgoy) e Yolanda estão às voltas com os preparativos para a inauguração do Club 17. Após ser deixado pela mulher, no entanto, Horácio, desgostoso com a vida, vende sua discoteca a Hélio (Reginaldo Faria), que a transforma no grande point da vida noturna carioca: a Frenetic Dancin Days. A reinauguração da casa coincide com o retorno de Júlia ao Brasil após uma longa temporada na Europa, marcando uma nova fase da trama. É na pista de dança que a ex-presidiária, agora uma mulher elegante e moderna, se torna o centro das atenções, despertando a inveja de Yolanda.  
  
Áurea 
Também merece destaque a trama da personagem Áurea (Yara Amaral), uma dona de casa que não consegue enfrentar a vida após a morte do marido, Aníbal (Ivan Cândido), e enlouquece. Internada em uma clínica psiquiátrica, é tratada com choques elétricos. A personagem é salva no final da novela graças ao jovem médico Raul (Eduardo Tornaghi), cujas teses faziam a defesa da chamada antipsiquiatria. 

Figurino e Caracterização:
Os figurinos de Dancin’ Days foram assinados por Marília Carneiro. Para a mudança da personagem Júlia Matos, a figurinista lançou as meias lurex com sandálias de salto alto fino e criou uma calça de jogging de cetim com listras laterais, para completar o visual que consagrou a novela. Marília Carneiro chegou a fazer uma visita ao presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu (RJ), para pesquisar a composição do visual da personagem Júlia Matos. Sônia Braga apareceu com os dentes escurecidos no início da trama para reproduzir a aparência de uma mulher que passou mais de dez anos na penitenciária.

Cenas Marcantes:
Em uma das sequências mais memoráveis da novela, que marca a reviravolta da personagem Júlia, Sonia Braga dá um show de dança na pista da fictícia discoteca Frenetic Dancing Days, mostrando a sintonia da novela com a febre mundial da disco music, no final dos anos 70. 

Júlia (Sônia Braga) e Yolanda (Joana Fomm) fizeram as pazes no último capítulo, depois de uma briga gravada no salão do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Elas se agrediram fisicamente, entre tapas e puxões de cabelos, até se darem conta do ridículo da situação e se abraçarem, chorando, pedindo perdão uma à outra. Segundo Joana Fomm, durante a gravação da cena, ela e Sônia Braga se envolveram tanto que chegaram a se emocionar de verdade. A gravação coincidiu com o final da novela e, logo depois, todo o elenco iria se separar.  

A cena em que Celina, sempre muito contida, comemora o noivado do filho em uma boate é uma das mais marcantes para a atriz Beatriz Segall. Depois de dançar e beber à vontade, a personagem sai carregada, completamente bêbada. 

Curiosidades:
Dancin’ Days inaugurou o estilo de Gilberto Braga, marcado pela discussão dos valores da classe média e das elites urbanas. Para escrever a história, o autor lançou mão de romantismo e sarcasmo, dois elementos característicos de seu universo ficcional.


A trama também tirou partido de Os Embalos de Sábado à Noite, filme de John Badham estrelado por John Travolta que levou milhões de espectadores ao cinema e impulsionou o sucesso das discotecas em todo o mundo. Pouco tempo antes de a novela estrear, fazia sucesso no Rio de Janeiro a discoteca fundada pelo jornalista e produtor musical Nelson Motta. 

Dancin’ Days foi tema, em 1978, de uma reportagem da revista americana Newsweek que destacou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores. Além de lançar modismos, como meias coloridas de lurex, ícones de uma geração, a novela promoveu produtos como água-de-colônia e sandália de salto fino. Foram vendidas 400 mil bonecas Pepa, brinquedo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues). 

A personagem Yolanda Pratini seria interpretada, inicialmente, por Norma Bengell. Porém, a atriz se desentendeu com Daniel Filho, e Joana Fomm, que faria Neide, a empregada de Celina, assumiu o papel. A atriz Regina Vianna foi chamada, então, para interpretar a personagem Neide. 

Os telespectadores frequentemente confundiam com a realidade o que viam nos capítulos de Dancin’ Days. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz.

O ator Lauro Corona fez a sua estreia nas novelas da TV Globo com Dancin' Days. Seu personagem fazia par romântico com Marisa, interpretada por Gloria Pires, que tinha 15 anos na época. 

Dancin’ Days foi a primeira experiência de Marcos Paulo atrás das câmeras. O diretor tinha recém-chegado de Nova York, onde fizera um curso de direção de cinema. A convite de Daniel Filho, Marcos Paulo passou a integrar a equipe de diretores da novela ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri. 

Elenco:
Sônia Braga – Júlia

Joana Fomm – Yolanda Pratini
Antônio Fagundes – Cacá
Glória Pires – Marisa
Reginaldo Faria – Hélio
Beatriz Segall – Celina Amaral Cardoso
Pepita Rodrigues – Carmem
Cláudio Correa e Castro – Dr. Franklin
Mário Lago – Alberico Santos
José Lewgoy – Horácio Pratini
Lídia Brondi – Vera Lúcia
Mauro Mendonça - Arthur
Milton Moraes – Jofer
Eduardo Tornaghi – Raul
Ary Fontoura – Ubirajara Martins Franco
Yara Amaral – Áurea Santos
Sura Berditchevsky – Inês
Lourdes Mayer – Ester Santos
Ivan Cândido – Aníbal
Lauro Corona – Paulo Roberto
Gracinda Freire – Alzira
Cleyde Blota – Emília
Diana Morel – Anita
Suzana Queiroz –Lela
Jacqueline Lawrence – Solane
Chica Xavier – Marlene
Neuza Borges - MAdalena
Mira Palheta – Bibi Leal


Trilha Sonora:

Nacional
João e Maria – Nara Leão e Chico Buarque
Amante Amado – Jorge Ben

Antes que Aconteça – Marília Barbosa
Guria – Luiz Wagner
Dancin Days – As Frenéticas
Hora de União – Lady Zu e Totó Mugabe
Amanhã – Guilherme Arantes
Agora é Moda – Rita Lee
Kitche Zona Sul – Ronaldo Resedá
Solitude – Gal Costa
Copacabana – Dick Farney


Internacional
Dancin' Days Medley 
Three Times a Lady - The Commodores
Scotch Machine - Voyage
The Wages Of Sin - Santa Esmeralda
You Light Up My Life - Debby Boone
The Grand Tour - Grand Tour
I Loved You - Freddy Cole
Macho Man - Village People
Follow You, Follow Me - Genesis
Gypsy Lady - Linda Clifford
Blue Street - Blood, Sweat & Tears
Rio de Janeiro - Gary Criss
Rivers Of Babylon - Boney M.
Automatic Lover - Dee D. Jackson

Abertura:

O Retorno de Júlia (Sônia Braga)

Júlia (Sônia Braga) e Cacá (Antonio Fagundes)

Joana Fomm e Glória Pires

Cena Marcante: Briga entre Júlia e Yolanda


Cenas Diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize