terça-feira, 10 de setembro de 2013

Especial Novelas: O Salvador da Pátria (1989)




O Salvador da Pátria se passa em duas fictícias cidades vizinhas, a próspera Ouro Verde e a modesta Tangará. A novela começa quando o homem mais poderoso da região, o deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), dono da maior fábrica de sucos do local, resolve abafar os boatos sobre o seu relacionamento extraconjugal com a jovem Marlene (Tássia Camargo). Para evitar suspeitas, ele decide casar a moça com o ingênuo Sassá Mutema (Lima Duarte), boia-fria que vive da colheita de laranjas. Severo é casado com Gilda (Susana Vieira), com quem tem dois filhos, Sérgio (Maurício Mattar) e Rafaela (Narjara Turetta). Gilda procura preservar seu casamento, mesmo sabendo que a relação dos dois não tem mais futuro. A história do adultério chega aos ouvidos do inescrupuloso radialista Juca Pirama (Luis Gustavo), que passa a explorar o caso.

A trama se complica quando Juca e Marlene são encontrados mortos e Sassá é acusado dos assassinatos. Ele é preso, mas consegue provar sua inocência com o apoio da professora Clotilde (Maitê Proença), por quem se apaixona. Quando se descobre que o moralista e conservador Juca Pirama era, na realidade, um corrupto ligado a negócios escusos, a reputação de Sassá muda e ele ganha popularidade, passando a chamar a atenção dos políticos locais, que querem transformá-lo em prefeito de Tangará, vendo no ingênuo boia-fria um possível defensor de seus interesses. Com o apoio de pessoas influentes, Sassá Mutema vence as eleições, porém rompe com os aliados, conquistando posição política independente. Cada vez mais cúmplices, Sassá e Clotilde iniciam um romance.

Na sinopse original da novela, Sassá Mutema se tornava presidente da República. Devido às eleições presidenciais de 1989, Lauro César Muniz mudou de ideia por sofrer pressão de grupos partidários. A esquerda identificava Sassá Mutema com o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e achava que o autor deveria dar um tratamento mais condigno ao protagonista, que se mostrava muito manipulável. A direita via em Sassá uma propaganda subliminar que favorecia o candidato petista. A solução encontrada pelo autor foi abrir maior espaço para uma trama sobre uma rede de narcotráfico, em lugar da trama política. Quase no final da novela, revela-se que Bárbara Telles (Lúcia Veríssimo), neta de um influente banqueiro da região – e com quem Severo (Francisco Cuoco) mantinha um caso – é quem comanda a organização ligada ao narcotráfico.

Tramas Paralelas:


Oposição

Uma das tramas paralelas de destaque da novela é a de Marina Sintra (Betty Faria), mulher forte e determinada, mãe de Camila (Mayara Magri) e Alice (Suzy Rêgo). Viúva de um importante militante político de esquerda, ela é a principal opositora de Severo (Francisco Cuoco), tanto nos negócios quanto na política. Marina acaba se envolvendo com João Matos (José Wilker), irmão de Juca Pirama (Luis Gustavo). João é injustamente acusado de tráfico de drogas e, para fugir da polícia, assume a identidade de Miro Ferraz, contando com a ajuda de Marina para provar sua inocência.


Figurino e Caracterização:
Para interpretar o personagem Severo Branco, que tinha os cabelos encaracolados, Francisco Cuoco tinha de fazer rolinhos nos cabelos a cada dia de gravação. A imagem de Sassá Mutema (Lima Duarte) ficou marcada por um chapéu de feltro. Tudo porque o diretor Paulo Ubiratan encomendou à figurinista Helena Gastal um chapéu que parecesse um ovo. “A roupa dele era toda em algodão rústico, meio sem forma. Achei um chapéu que ficava enfiado na cabeça e parecia a casca de um ovo. Foi realmente um achado. Acho que era isso que o Paulo queria. O mais difícil é entrar na cabeça de um diretor e ver o que ele está imaginando. Muitas vezes, ele não sabe expressar, e saem coisas como ‘o ovo’”.

Curiosidades:
A trama de O Salvador da Pátria é baseada no Caso Especial O Crime do Zé Bigorna, também de Lauro César Muniz, exibido em 1974, na TV Globo, e transformado em filme em 1977, ambos estrelados por Lima Duarte. A direção do filme foi de Anselmo Duarte. O autor também se inspirou na conjuntura política brasileira da época, marcada pela primeira eleição direta para presidente da República depois de quase 30 anos. 

O autor Alcides Nogueira fez sua estreia em uma novela do horário nobre da TV Globo atuando como colaborador de Lauro César Muniz nessa trama. Ele conta que, entre os vários percalços do trabalho, Lauro César precisou internar-se para tratar de pedras na vesícula, e o colaborador se viu obrigado a assumir a novela sozinho durante um curto período. Pediu ajuda a Carlos Lombardi e, depois, teve a colaboração de Ana Maria Moretzsohn.

O nome do personagem de Luis Gustavo, Juca Pirama, foi sugerido pelo próprio ator. Inicialmente, seria Juca Santana. Ao ler o script da trama, Luis Gustavo perguntou a Lauro César Muniz se seu personagem poderia se chamar Juca Pirama. O ator lembrou-se da poesia de Gonçalves Dias I-Juca Pirama, de onde tirou o bordão que marcou seu personagem: “Meninos, eu vi!” Lauro César Muniz aceitou a ideia na hora.

Marcos Paulo deixou a novela para atuar na minissérie A,E,I,O,Urca... (1990), e voltou apenas para gravar uma cena do último capítulo.

A fonoaudióloga Gloria Beutenmuller, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, o cantor Dominguinhos, a jogadora Hortência, o empresário José Victor Oliva e Pelé fizeram participações especiais na trama.

A novela foi reapresentada entre abril e agosto de 1998, em Vale a Pena Ver de Novo. 

Ações Socioeducativas
No último mês da trama, foi veiculada uma campanha social sobre a Aids. Por meio dos diálogos dos personagens, o autor Lauro César Muniz divulgava informações a respeito do tratamento dispensado às pessoas infectadas e dos preconceitos gerados pela doença. O objetivo principal era sensibilizar o público a exercitar a solidariedade ao paciente, como a aceitação em hospitais e a não dispensa do trabalho. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Rede Globo e a Divisão de Aids do Ministério da Saúde.

Elenco:
Lima Duarte – Sassá Mutema
Maitê Proença – Clotilde
José Wilker – João Matos/Miro Ferraz
Betty Faria – Marina Cintra
Francisco Cuoco – Severo Toledo Blanco
Susana Vieira – Gilda Pompeu de Toledo Blanco
Lúcia Veríssimo – Bárbara Souza Telles
Thales Pan Chacon – Cássio Marins
Lucinha Lins – Ângela
Mayara Magri – Camila
Flávio Migliaccio – Nilo
Mário Lago – Joaquim
Tássia Camargo – Marlene
Luís Gustavo – Juca Pirama
Cecil Thiré – Lauro
Marcos Paulo – Paulo Silveira
Gracindo Júnior – Ricardo Ribeiro
Claudio Correa e Castro – Barão de Guaratinguetá (Frederico)
Nathália Timberg – Danielle
Tony Vermont – Miguel
Ângela Leal – Giuliana
Luiz Armando Queiroz – Francisco
Gilberto Martinho – Fernando Gaspar
Clementino Kelé – Márcio
Nádia Lippi – Helena
Rogério Fróes – Gilberto
Narjara Turetta – Rafaela
Antônio Grassi – Delegado Plínio
Antonio Calloni – Tomás
Maurício Mattar – Sérgio Pompeu de Toledo Blanco
Suzy Rêgo – Alice
Alexandra Marzo – Silvia
José Augusto Branco – Padre Alberto
Nelson Dantas – Décio
Norma Geraldy – Noêmia
Eduardo Galvão – Régis
Cláudio Curi – Sidney
Natália Lage – Regina
Marcela Muniz – Zezé
Hugo Gross – Brazito
Luiz Maçãs – Marco Antônio
Andrea Richa – Chris
Claudio Cavalcanti – Eduardo Correia

Trilha Sonora:
Nacional:
Amarra Teu Arado a uma Estrela – Gilberto Gil
Deus te Proteja de Mim – Wando
O Tempo Não Pára – Simone
Direto no Olhar – Rosana
Além da Razão – Beth Carvalho
Ciranda do Sassá – Cláudio Nucci
Febre Tropical – Lucinha Lins
Doce Prazer – Walter Montezuma
Jade – João Bosco
Pra Dizer Adeus – Wander Taffo
Lua e Flor – Oswaldo Montenegro
De Corpo Inteiro – Jane Duboc
Horizontes – A Cor do Som
Delicious – Yahoo
Bem que se Quis – Marisa Monte
Tá na Terra – João Caetano

Internacional:
Hold Me in Your Arms – Rick Astley
Two Hearts – Phil Collins
One Moment in Time – Whitney Houston
I’ll be There for You – Bon Jovi
Girl, You Know it’s True – Milli Vanilli
Inside a Dream – Jane Wiedlin
Closer Wish – Sarah e Leon Bishop
Domino Dancing – Pet Shop Boys
Baby I Love Your Way – Will to Power
Lost in Your Eyes – Debbbie Gibson
Dear God – Midge Ure
Nice n’ Slow – George McCrae
Just Like the Phoenix – Cathy Fischer
I Believe in You - Stryper


Abertura

Chamada de Elenco:

Cenas Inesquecíveis

Último Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize