domingo, 6 de outubro de 2013

Especial Novelas: Felicidade (1991)



Maitê Proença e Tony Ramos
Tati, a Garota e outros contos de Aníbal Machado inspiraram a criação de Felicidade, uma novela que conta a história de Helena (Maitê Proença). Os primeiros 30 capítulos se passam na fictícia Vila Feliz, cidade no interior de Minas Gerais. Lá, durante um jogo do Brasil na Copa do Mundo, o carioca Álvaro (Tony Ramos) conhece Helena, a moça mais bonita da cidade, e os dois se apaixonam. No entanto, ela acaba se casando com Mário (Herson Capri), um engenheiro agrônomo que chega a Vila Feliz para instalar uma escola agrícola. O casamento fracassa, e os dois se separam. Algum tempo depois, Helena e Álvaro se reencontram, mas, dessa vez, ele é quem está comprometido. Álvaro se casou com a rica e problemática Débora (Vivianne Pasmanter).

Vivianne Pasmanter
Depois de um breve reencontro com seu verdadeiro amor, Helena engravida. Filha de uma família mineira conservadora, ela não tem coragem de contar aos pais, Ataxerxes (Umberto Magnani) e Ametista (Ariclê Perez), que está grávida e decide, então, se mudar para o Rio de Janeiro – onde a ação da novela se desenvolve até o final. Passam-se oito anos. Helena vive sozinha com a filha, Bia (Tatyane Goulart), e começa a trabalhar para Cândida (Laura Cardoso), mãe de Álvaro. Apesar de manter em segredo que ele é o pai de Bia, Helena não consegue evitar que a menina faça amizade com o filho de Álvaro, Alvinho (Eduardo Caldas), o que acaba reaproximando o casal. Percebendo o amor de Álvaro por Helena, a possessiva Débora passa a perseguir os dois e faz de tudo para infernizar a vida da rival.

Herson Capri, Maitê Proença e
Tony Ramos
Somente no penúltimo capítulo da novela, Helena revela à Bia que Álvaro é seu pai. A menina corre para os braços dele, feliz com a revelação tão esperada. Ao saber que Bia é filha de Álvaro, Débora, completamente perturbada, decide matar a rival. Ela chega a atirar em Helena, mas acaba ferindo Álvaro. Quando se dá conta de que perdera o marido para Helena, Débora foge, descontrolada. Ela acaba sofrendo um grave acidente e fica paralítica. No último capítulo, Débora parte para Londres para fazer um tratamento com esperança de voltar a andar. Passam-se cinco anos, e Helena engravida de Álvaro novamente.

Tramas Paralelas

Chico Treva e José Diogo:
Marcos Winter e Monique Curi
Chico Treva (Edney Giovenazzi) é fisicamente assustador, um homem recolhido, que alimenta uma paixão platônica por Helena (Maitê Proença). Ao longo da trama, as crianças, que inicialmente corriam dele nas ruas, acabam sendo cativadas pela bondade do personagem. Também merece destaque o personagem de Marcos Winter, o poeta José Diogo, outro admirador de Helena, dono do jornal de Vila Feliz. No decorrer da história, ele se apaixona por Lídia (Monique Curi), com quem se casa. Tuquinha (Maria Ceiça) é a porta-estandarte da Escola de Samba Mangueira. Em uma referência ao conto A Morte da Porta-Estandarte, de Aníbal Machado, a jovem é morta pelo ciumento e violento Aristides, o Tide (Maurício Gonçalves).

Ariclê Perez e Umberto Magnani
Produção:
A cidade de Rochedo, no interior de Minas Gerais, foi a locação da fictícia Vila Feliz. Segundo depoimento da atriz Aracy Balabanian, a cidade foi toda pintada, o que ficou como benfeitoria para a população. Em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi recriada uma vila de casas do bairro carioca do Engenho Novo, na Zona Norte do estado. 

Laura Cardoso e Esther Góes
Figurino:
Os figurinos foram usados como mais um recurso para identificar os protagonistas: Álvaro (Tony Ramos) vestia roupas azuis; Helena (Maitê Proença) usava tons claros; e Débora (Vivianne Pasmanter), cores escuras. Pela primeira vez em produções brasileiras para televisão, os figurinos foram projetados por um programa de computador, dispensando a presença dos atores em prova de roupas. 

Curiosidades:
Katia Drummond, Maria Alves
e Maria Ceiça
Com Felicidade, o autor Manoel Carlos voltava à Rede Globo após oito anos afastado.

Felicidade foi a primeira novela da emissora a ter uma mulher na direção-geral, Denise Saraceni.

Vivianne Pasmanter, que estreava na televisão, destacou-se no papel de Débora, uma vilã neurótica e temperamental. Felicidade também foi a primeira novela de Eliane Giardini, Maria Ceiça e Ana Beatriz Nogueira.

Tatyane Goulart e Eduardo Caldas
A menina Tatyane Goulart foi a grande revelação da novela, no papel da questionadora Bia.

A novela foi reapresentada entre 09 de fevereiro e 24 de abril de 1998, em Vale a Pena Ver de Novo. A reprise teve apenas 55 capítulos. A primeira exibição teve 203.

Ana Beatriz Nogueira e Bruno Garcia
Felicidade fez grande sucesso no exterior, sendo vendida para Austrália, Canadá, Chile, China, Congo, Cuba, Gabão, Guatemala, Ilhas Maurício, Indonésia, Itália, Líbano, Macau, Marrocos, Zaire, Senegal, Costa do Marfim, Martinica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Rússia, Turquia e Venezuela, entre outros.

Elenco:

Maitê Proença – Helena 

Tony Ramos – Álvaro 
Vivianne Pasmanter – Débora 
Herson Capri – Mário 
Laura Cardoso – Cândida 
Marcos Winter – José Diogo
Tatyane Goulart – Beatriz (Bia)
Eduardo Caldas – Álvaro Filho (Alvinho)
Ednwy Giovenazzi – Chico Treva
Monique Curi – Lídia 
Ariclê Perez – Ametista
Umberto Magnani – Ataxerxes
Esther Góes – Alma
Othon Bastos – Gerson
Yara Cortes – Dona Filó
Sebastião Vasconcelos – João do Piano
Regina Dourado – Rosália
Maria Alves – Maria
Milton Gonçalves – Batista
Cristina Prochaska – Sheila
Paulo Figueiredo – Bruno
Eliane Giardini – Isaura
Serafim Gonzalez – Zé Maria
Rejane Goulart – Eliana
Maria Ceiça – Tuca
Maurício Gonçalves – Aristides (Tide)
Cláudio Gabriel – Romeu
Ana Beatriz Nogueira – Selma
Bruno Garcia – Luiz
Ísis de Mello – Clara
Ary Coslov – Dr. Alfredo
Sandra Bréa – Rosita
Beatriz Lyra – Dona Isolina
Ada Chaseliov – Ana
Lúcia Abreu – Paula
Tina Ferreira – Cecília
Paulo Pinheiro – Moreira
Silvia Massari – Marisa
Participações:

Aracy Balabanian – Paquita

Louise Cardoso – Madalena
Benvindo Siqueira – Delegado Noronha
Castro Gonzaga – Padre Bento
Denise Del Vecchio – Dinorah
Miguel Magno – Lucas
Claudia Magno – Renée
Marly Bueno – Leonor
Luiz Guilherme – Leandro
Nelson Freitas – Rogério
Júlia Almeida – Fernanda

Trilha Sonora:


Nacional
Capa: Vivianne Pasmanter

Começo, Meio e Fim - Roupa Nova

Velho Arvoredo - Elis Regina
Meu Ninho - Beto Guedes
Eu Não Sabia Que Me Apaixonava - Ricardo Rangell 
Seja Mais Você - Grupo Raça
Chico Treva - A Caverna
O Amigo do Rei - Pery Ribeiro
Felicidade - Roupa Nova
Estranha Dependência - Joanna
Me Ajude a Te Esquecer - Elymar Santos
Você Ainda Vai Voltar - Leandro & Leonardo
Estrela Amiga - Ping Pong
Alma - A Caverna
Descoberta - Vicente Leão 


Internacional:
Capa: Monique Curi

Set Adrift On Memory Bliss - P.M. Dawn

Caminando Por La Calle - Gipsy Kings
Theme From Dying Young  - Kenny G.
Peace - Jimmy Cliff
When a Man Loves a Woman - Michael Bolton
No Regrets - David Torres
Breakin' The Walls - Collin Eldridge
Miles Away – Winger
Better Not Look Down - B. B. King
Set The Night To Music - Roberta Flack & Maxi Priest
Love… Thy Will Be Done - Martika
Be My Baby - Teenagers
I Just Want a Way To Say Goodbye - Danny Richard
Touch Without Touching - Tomacdu'

Abertura

Bia fica sabendo quem é seu pai

Último Capítulo

Cenas de Vivianne Pasmanter

Veja as outras edições do Especial Novelas - O Rei do GadoVale TudoUga UgaPecado CapitalA Gata ComeuGuerra dos SexosBarriga de AluguelA FavoritaMulheres de AreiaTe Contei?Estrela GuiaÉramos SeisEstupido CupidoDireito de AmarBelíssimaAnjo MauDona XepaUm Anjo Caiu do CéuVereda TropicalDancin DaysQuatro por QuatroCoração de Estudante,TietaEscrava IsauraA Próxima VítimaMulheres ApaixonadasA SucessoraTi Ti TiVampCabocla,O AstroAmor com Amor se PagaForça de um DesejoCaras e BocasLocomotivasFera RadicalA ViagemO CloneEscaladaSinhá MoçaDeus nos AcudaAlma GêmeaPecado RasgadoRoque SanteiroA IndomadaO Beijo do VampiroSassaricandoRenascerCiranda de PedraO Salvador da PátriaAndando nas Nuvens, Cobras e Lagartos, Top Model

Um comentário:

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize