domingo, 25 de novembro de 2012

Especial Novelas - Direito de Amar (1987)


Ambientada no Rio de Janeiro do início do século XX, a trama baseava-se na radionovela Noiva das Trevas, de Janete Clair, escrita nos anos 50. Já no começo da novela, a euforia pela virada do século se espalha pela cidade. Nessa noite de alegria e esperança, dois jovens se apaixonam durante um baile de máscaras. Mesmo sem saber quem são, Rosália (Glória Pires) e Adriano (Lauro Corona) dançam a noite inteira. Ao fim do baile, eles se separam, mas não param de pensar um no outro e fazem tudo para se reencontrarem. Só que nada é tão fácil como imaginavam. Para salvar-se da falência, o pai de Rosália, o industrial Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi), hipotecou a casa e prometeu a filha em casamento para o poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza), pai de Adriano. Rosália, então, mesmo apaixonada por Adriano, se vê obrigada a se casar com o banqueiro. Sua dor é dividida com a mãe, Leonor (Esther Góes), que, apesar de sempre ter estado ao lado do marido, não suporta ver o triste destino da filha. Apesar de ser um homem autoritário e cruel, Monserrat é verdadeiramente apaixonado por Rosália e se esforça para conquistar o amor da moça, a única pessoa a quem trata com carinho e atenção. Quem sofre ao ver a dedicação de Monserrat com Rosália é Adriano, obrigado a conviver diariamente com seu grande amor.

Tramas Paralelas

Paula, a prima mau-caráter: 
Quem também tenta atrapalhar o romance entre Rosália (Glória Pires) e Adriano (Lauro Corona) é Paula (Cissa Guimarães), prima da jovem. Apaixonada pelo rapaz, ela finge ser confidente de Rosália, mas, no fundo, esforça-se para evitar a aproximação dos dois. Depois de muitas armações, Paula marca seu casamento com Adriano. No entanto, no final da história, ele fica com Rosália.

Dr. Ramos: 
Outro personagem importante na história é o médico Jorge Ramos (Carlos Zara), que se tornou inimigo do banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza) quando os dois disputaram o amor da mesma mulher. Além disso, o vilão não gosta da influência que Ramos exerce na vida de Adriano (Lauro Corona), principalmente em sua escolha profissional. Seguindo os passos e as orientações dele, Adriano acaba descobrindo sua vocação para a Medicina.

A misteriosa Joana:
Paralelamente à disputa entre pai e filho pela mesma mulher, outra trama chama atenção dos telespectadores: o mistério que envolve Joana (Ítala Nandi), uma mulher tida como louca, que vive presa em um dos quartos da casa do poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza), onde é maltratada por ele. No desenrolar da trama, o mistério envolvendo Joana e Monserrat vai se desvendando. Com a ajuda de Adriano (Lauro Corona) e Rosália (Glória Pires), Joana passa a se tratar com o médico Ramos (Carlos Zara) e, aos poucos, ela começa a se lembrar de seu passado. Seu verdadeiro nome é Bárbara. Há alguns anos, ela teve um filho que lhe foi arrancado dos braços, ainda bebê, por Monserrat, seu marido. Ele tentou matar a criança, pois sabia que o filho não era seu, mas preferiu simular a morte da esposa e criar o menino como seu herdeiro legítimo. Desde então, emocionalmente perturbada, Bárbara, a quem ele chamava de Joana, passou a viver como prisioneira do banqueiro. O filho dela é Adriano, fruto de seu relacionamento com Ramos, que se tornou o principal rival de Monserrat. 
Depois de revelada a verdade, Ramos chama Monserrat para um duelo. Apesar de excelente atirador, Monserrat aponta sua arma para o alto e se deixa matar.

A independente Carola:
A personagem Carola (Cristina Prochaska), uma mulher moderna, também merece destaque em Direito de Amar. Bonita e feminina, a moça causa espanto por viver sozinha e trabalhar. É alegre, ousada na maneira de pensar e de se vestir. Frequenta a roda boêmia da confeitaria de Manél (Elias Gleizer) e Catarina (Yolanda Cardoso), ponto de encontro de vários personagens da história.

Cenas Marcantes:
A cena em que o banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza) enfrenta o médico Ramos (Carlos Zara) em um duelo foi inspirada no romance A Montanha Mágica, de Thomas Mann, e entrou na história por sugestão de Carlos Vereza a Walther Negrão.

CuriosidadesWalther Negrão lembra que a radionovela Noiva das Trevas, de Janete Clair, em que se baseou para escrever Direito de Amar, passava-se em 1800 e foi inspirada na vida da avó de Dias Gomes. A radionovela contava a história de uma noiva que andava pela ruas à noite, o que não se manteve na novela. O autor sustentou nomes de personagens batizados por Janete, como o de Francisco Monserrat, interpretado na trama televisiva por (Carlos Vereza), mas alterou o século, pois a novela começa na passagem para 1900.

Além do romance entre a doce Rosália (Glória Pires) e o romântico Adriano (Lauro Corona), o grande destaque da novela foi o vilão Francisco Monserrat, interpretado por Carlos Vereza. O ator compôs um personagem tão sedutor que, apesar de todas as perversidades, era querido pelo público. A torcida do telespectador por Monserrat obrigou o autor a exagerar as maldades do personagem, levando-o, por exemplo, a chicotear Joana (Ítala Nandi). Mesmo assim, Vereza recebeu muitas cartas de telespectadoras apaixonadas.

Elenco

Glória Pires - Rosália Alves Medeiros
Lauro Corona - Adriano Monserrat
Carlos Vereza - Francisco de Monserrat
Ítala Nandi - Joana / Bárbara / Nanette
Carlos Zara - Dr. Jorge Ramos
Cissa Guimarães - Paula Alves Barbosa
Ednei Giovenazzi - Augusto Medeiros
Ester Góes - Leonor Alves Medeiros
Betty Gofman – Tonica
Suzana Faini – Mercedes
Elias Gleiser - Manel Barbosa
Célia Helena - Berenice Reis (Berê)
Rogério Márcico - Raimundo Reis
Yolanda Cardoso - Catarina Alves Barbosa
Cristina Prochaska – Carola
Older Cazarré - padre Inácio
Priscila Camargo – Alice
Rômulo Arantes – Nelo
João Carlos Barroso – Danilo
Rosana Garcia – Marizé
Roberto Faissal - Padre Galileu
Narjara Turetta – Mariana
Luisa Thiré – Marinês
Tim Rescala - Bodoque (Teotônio Andrade da Silva)
Cinira Camargo – Esmeralda
Carlo Briani - Rogério Reis
Luca de Castro – Juca
Stella Miranda – Mignon
Felipe Donavan - Tufi

Participações:

Carlos Gregório - Cirineu Farfan
Francisco Milani - Veiga

Trilha Sonora:

Iluminados - Ivan Lins (tema de abertura)
Sei de Cor - Maria Bethânia
Olha - Milton Nascimento
Minha Pequena Princesa – Mú
Bougainvilles - Carla Daniel
Dias de Lua - Emílio Santiago
Por Toda a Minha Vida – Gisele
Suite From Madalena (The Emerald) - André Kosteleinetz
Das Dores de Oratórios - João Bosco
Fada Noturna - Cláudia Raia
Guardião - João Caetano
Dias de Lua - Cláudio Cartier
Bons Tempos - Lula Barbosa
Cumprimentos Ao Novo Século - Odette Ernest Dias

Revistas:




Abertura da Novela

Capítulo 1

Chamada da Novela

Cena: 1º Encontro de Rosália e Monserrat

Chamada de Reprise

Cena: Rosália conhece Adriano

Um comentário:

  1. Nooosssa! A imprensa brasileira não usava o nome das personagens para usar o dos actores no contexto das personagens?? Isso gere alucinação eheh.

    IA ADORAR REVER

    ResponderExcluir

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize