segunda-feira, 3 de junho de 2013

Especial Novelas - Fera Radical (1988)



Inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, do suíço Friedrich Dürrenmatt, Fera Radical conta a história de Cláudia (Malu Mader), que deixa o Rio de Janeiro e retorna à pequena cidade de Rio Novo disposta a se vingar do extermínio de sua família, ocorrido 15 anos antes. A jovem consegue trabalho como analista de sistemas na Fazenda Olho d’Água, cujos proprietários são os suspeitos do assassinato de seus pais e irmãos. Cláudia planeja destruir todos os envolvidos, mas se surpreende com a demonstração de amizade e carinho de Altino Flores (Paulo Goulart), o patriarca da família, que vive preso a uma cadeira de rodas. Obstinada com a ideia de vingança, Cláudia tenta de todas as formas agir friamente, mas acaba se envolvendo com os dois filhos de Altino, Heitor (Thales Pan Chacon) e Fernando (José Mayer), por quem se apaixona de verdade.

A jovem ainda tem de enfrentar a perseguição de Joana (Yara Amaral), mulher de Altino, que descobre sua verdadeira identidade. Joana não gosta da moça, sobretudo por saber que, após a morte dos pais, ela fora criada por Marta (Laura Cardoso), antigo amor de Altino. Marta, então uma cafetina, adotou a menina e a levou para o Rio de Janeiro. O romance entre Cláudia e Fernando engata, e os dois marcam a data do casamento. Porém, quando ela está se preparando para a cerimônia, já vestida de noiva, Joana a ameaça com um revólver. As duas brigam, e a arma dispara, matando Joana. Cláudia vai a julgamento, e é absolvida no último capítulo da novela. Fernando entra a cavalo no tribunal para resgatá-la. 


Tramas Paralelas:
Carla Camurati
A família Orsini 
Outro personagem de destaque em Fera Radical é Donato Orsini (Elias Gleizer), sócio e vizinho de Altino Flores (Paulo Goulart). Donato é dono da Fazenda do Gaibu e também suspeito do crime contra a família de Cláudia (Malu Mader). Ele é pai de Marília (Carla Camurati), noiva de Heitor (Thales Pan Chacon), mas que vive um romance proibido com Fernando (José Mayer), o irmão do rapaz. Com a chegada de Cláudia, Marília se sente ameaçada e passa a disputar o amor de Fernando com ela. 

Denise Del Vecchio
Olívia e Jorge 
O antigo romance entre Altino Flores e Marta (Laura Cardoso) gerou uma filha, Olívia (Denise Del Vecchio), que fora criada por Joana (Yara Amaral), atual mulher do fazendeiro. Olívia mora no Rio de Janeiro e é casada com o mau-caráter Jorge (Rodrigo Santiago), com quem tem dois filhos: Ana Paula (Cláudia Abreu), estudante de agronomia apaixonada pelo tio Fernando, e Rafael (George Otto), um playboy conquistador. Merecem destaque também outros personagens, como Lourdes (Cleide Blota) e Robério (Older Cazarré), donos da pensão onde moram Paxá (Tato Gabus Mendes), Marcelo (Raul Gazolla) e Dudu (Luiz Maçãs), estudantes da Escola de Agronomia da cidade. 

Older Cazarré
Produção:
As cenas na fictícia cidade de Rio Novo foram gravadas em Vassouras, no Rio de Janeiro, que também serviu de cenário para a Fazenda Olho d’Água, que, na vida real, chama-se Fazenda Aliança. As cenas na pensão de Lourdes (Cleide Blota) e Robério (Older Cazarré) foram feitas no Retiro dos Artistas, instituição carioca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que abriga idosos do meio artístico. 

Thales Pan Chacon, Cláudia Abreu e Elias Gleizer

Curiosidades:
Walther Negrão já havia se inspirado na peça A Visita da Velha Senhora, do suíço Friederich Dürrenmatt, para escrever Cavalo de Aço, novela exibida pela TV Globo em 1973. 

Fera Radical foi escrita em 40 dias, em substituição a uma novela que não foi ao ar.

Malu Mader e Laura Cardoso
Ricardo Linhares mudou-se para São Paulo para trabalhar como colaborador de Walther Negrão em Fera Radical, em um período em que a máquina de escrever e o carbono eram os instrumentos de trabalho dos escritores. Nada de internet ou computador. 

Fera Radical foi o último trabalho da atriz Yara Amaral, que morreu no naufrágio do Bateau Mouche, no Rio de Janeiro, noréveillon de 1988/89. 

A novela foi reapresentada entre dezembro de 1991 e maio de 1992, em Vale a Pena Ver de Novo.foi exibida em mais de 30 países, como Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Canadá, Espanha, Grécia, Guatemala, Nicarágua, Rússia, Suíça e Turquia. 

Elenco:
Malu Mader – Cláudia

José Mayer – Fernando Flores
Carla Camurati – Marília Orsini
Yara Amaral – Joana Flores
Thales Pan Chacon – Heitor Flores
Paulo Goulart – Altino Flores
Elias Gleizer – Donato Orsini
Laura Cardoso – Marta
Denise Del Vecchio – Olívia Flores Mendes
George Otto – Rafael Flores Mendes
Cláudia Abreu – Ana Paula Flores Mendes
Tato Gabus Mendes – Paxá
Older Cazarré – Robério
Cleyde Blota – Lourdes
Reynaldo Gonzaga – Vítor Menezes
Licia Magna – Dulce
Ivan Cândido – Luan
Chica Xavier – Júlia
Zezé Macedo – Hermínia
Milton Gonçalves – Delegado Damasceno
Ísis de Oliveira – Suzana
Rodrigo Santiago – Jorge
Raul Gazolla – Marcelo
Alexandra Marzo – Betty
Daúde – Jacy
Pratinha – Etelvino
Luiz Maçãs – Dudu
Cláudia Magno – Vicky
Henri Pagnoncelli – Juca


Trilha Sonora:

Nacional
Verdades e Mentiras - Maria Bethânia
A Cura - Lulu Santos
Sonhos - Jane Duboc
Más Companhias - Virginie e o Fruto Proibido
Castigo - Eduardo Dusek
Cremoso - César Camargo Mariano
Peão - Almir Sater
Me Faz Bem - Gal Costa
Tabuleiro - Sá & Guarabira
Vida Fácil – Cazuza
Paraíso – Mú
Sobrou Pra Mim – Tunai
Pedaços - João Caetano
Fera Radical – Solange


Internacional

She's Like The Wind - Patrick Swayze & Wendy Fraser

Get Outta My Dreams, Get Into My Car - Billy Ocean
Natural Woman - Carrie amilton & Yutaka Tadokoro
Living In A Box - Living In a Box
That's What Love Is All About - Michael Bolton
Lessons In Love - Level 42
Magic Emotions - Joel Paul Drade
Love Changes Everything - Climie Fisher
Tell It To My Heart - Taylor Dayne
Just A Little Love - Rainier Hoeglmeier
Promises – Basia
Special Way - Kool & The Gang
Watch Your Step – Star
Mary's Prayer - Danny Wilson

Revistas e Jornais:





Abertura:

Claudia e Fernando

Primeiros Capítulos

Reconciliação de Cláudia e Fernando

Chamada de Estreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize