segunda-feira, 22 de abril de 2013

Especial Novelas: O Astro (1977)



Francisco Cuoco como
Herculano Quintanilha
A história se estrutura em torno da ascensão econômica e social do personagem Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco). No início da história, ele e o amigo Neco (Flávio Migliaccio) aplicam um golpe na paróquia de Guariba Grande, uma pequena cidade do interior. Mas Neco engana Herculano e foge com o dinheiro roubado, deixando o companheiro nas mãos da polícia. Herculano consegue fugir da cadeia e some da cidade, abandonando a mulher, Doralice (Cleyde Blota), e o filho, Alan (Luiz Carlos Mendonça). Tempos depois, Herculano trabalha como mágico e vidente em uma churrascaria quando conhece o jovem Márcio (Tony Ramos), filho do industrial libanês Salomão Hayala (Dionísio Azevedo).

Rubens de Falco e
Dina Sfat
Márcio vive em conflito com o pai por não querer assumir seu lugar na empresa da família, uma frustração para Salomão, que comanda seus negócios em sociedade com o amigo Mello Assunção (Hélio Ary) e os irmãos Samir (Rubens de Falco), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto), e sonha ver o filho à frente de seu império.  Influenciado por Herculano, o jovem decide assumir a posição de herdeiro e passa a ocupar seu lugar na diretoria da empresa, levando consigo o novo amigo. O encontro com o poderoso empresário muda a vida de Herculano, que passa a exercer influência sobre todos os membros do clã.

Dionísio Azevedo era
Salomão Hayalla
Na empresa, Herculano conhece a engenheira Amanda (Dina Sfat), diretora da construtora de seu pai, a Mello Assunção, e casada com Samir Hayala. Com a morte da mãe, Amanda praticamente criou a irmã mais nova, Jôse (Sílvia Salgado), e é considerada a força da família. Ela valoriza mais o trabalho do que a vida pessoal, mas se envolve com Herculano após se separar de Samir. No desenrolar da trama, Salomão Hayala é assassinado misteriosamente, o que provoca uma alteração na vida de todos os personagens. 

Flávio Migliaccio
O assassinato manteve o país em suspense durante cinco meses. Somente no último capítulo da novela o assassino foi revelado: Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), jovem amante de Clô (Tereza Rachel), esposa de Salomão. Ao final da história, Herculano deixa o país, abrindo mão de Amanda, e torna-se assessor do governo de um país ditatorial da América Central.

Tramas Paralelas 

Márcio e Lili
O romance de Márcio (Tony Ramos) com a taxista Lili (Elizabeth Savalla) também movimenta a trama. A moça, simples e batalhadora, nasceu no Engenho Novo, no subúrbio do Rio de Janeiro, e sofre com as atitudes do marido, o malandro Natal (Carlos Eduardo Dolabella). Márcio e Lili vivem um conturbado romance e enfrentam a dura oposição da família Hayala, que deseja ver Márcio casado com Jôse (Sílvia Salgado).

Tereza Rachel era Clô
Figurino e Caracterização
Para dar vida ao vidente Herculano Quintanilha, o ator Francisco Cuoco usava turbante e roupas coloridas. A ideia do turbante surgiu quando a equipe gravava uma cena do primeiro capítulo da trama. O diretor Daniel Filho achou que faltava algum detalhe para compor o visual do personagem e pediu que cortassem um pedaço da calça de um figurante. Com alfinetes e improviso, surgiu o adereço que viria a caracterizar a imagem do protagonista. Elizabeth Savala teve as madeixas cortadas, e ganhou um novo penteado para interpretar a taxista Lili: cabelos curtos e encaracolados.

Tony Ramos
Curiosidades
Tony Ramos não foi o primeiro nome pensado para interpretar Márcio Hayala. O ator ainda estava gravando a novela Espelho Mágico nos estúdios da Herbert Richers quando, casualmente, foi chamado pelo diretor Daniel Filho para ajudar a fazer testes de elenco com as atrizes candidatas à personagem Jôse. Ele teve de contracenar com as candidatas dizendo o texto de Marcio. Daniel Filho gostou tanto do desempenho que o convidou na mesma hora para emendar uma novela com a outra. Espelho Mágico terminou e, três dias depois, Tony Ramos já estreava como um dos protagonistas de O Astro.

Elizabeth Savalla e
Francisco Cuoco
Elizabeth Savala conta que, a princípio, foi chamada para fazer o papel de Jôse. Mas a atriz se encantou tanto pela personagem Lili que, mesmo sendo uma paulistana nata, decidiu enfrentar o desafio de interpretar uma taxista com todos os trejeitos de uma carioca típica.

O diretor Daniel Filho foi substituído por Gonzaga Blota depois do trigésimo capítulo da novela, porque tinha de implantar outro projeto.

Felipe (Edwin Luisi) foi o
assassino da trama
O assassinato do industrial Salomão Hayala (Dionísio Azevedo) mobilizou os telespectadores e transformou em bordão a pergunta: “Quem matou Salomão Hayala?”. Janete Clair só revelou a identidade do assassino no último capítulo da trama, deixando o país inteiro numa grande expectativa. Três dias depois de terminada a novela, Carlos Drummond de Andrade escrevia em sua coluna no Jornal do Brasil: “Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando”. 

Carlos Eduardo Dolabella e
Eloísa Mafalda
O Astro foi reapresentada no Festival 15 Anos, em um especial exibido em 11 de fevereiro de 1980, e também em um compacto de 20 capítulos levado ao ar entre 2 de fevereiro e 3 de abril de abril de 1981, às 22h15. A novela foi vendida para diversos países, entre eles Canadá, Portugal e Estados Unidos. Neste país, foi exibida quatro vezes.




Elenco:
Francisco Cuoco – Herculano Quintanilha
Dina Sfat – Amanda
Tony Ramos – Marcio Hayalla
Elizabeth Savalla – Lili
Rubens de Falco – Samir Hayalla
Tereza Rachel – Clô Hayalla
Carlos Eduardo Dolabella – Natal
Edwin Luisi – Felipe Cerqueira
Flávio Migliaccio – Neco
Ângela Leal – Laurinha
Eloísa Mafalda – Consolação
Ida Gomes – Tia Magda
Heloísa Helena – Beatriz
Silvia Salgado – Jôse
Hélio Ary – Mello Assunção
Macedo Neto – Amin Hayalla
Marilena Cury – Nadja Hayalla
Isaac Bardavid – Youssef Hayalla
Leda Borba – Jamile Hayalla
Marília Barbosa – Mara Célia
Ênio Santos – Dr. Pirilo
Cleyde Blota – Doralice
Stephan Nercessian – Allan


Participação:
Dionísio Azevedo – Salomão Hayalla


Trilha Sonora:
Um Jeito Estúpido de Te Amar - Maria Bethânia
Que Pena – Peninha
Saco de Feijão - Beth Carvalho
Estado de Fotografia – Vanusa
Nêga - Emílio Santiago
As Forças da Natureza - Clara Nunes
Bijuterias - João Bosco
Trocando em Miúdos - Francis Hime
Boi da Cara Branca - Hélio Matheus
Ambição - Rita Lee
É Hora – Djavan
Olha - Marília Barbosa
Enredo de Pirraça - Elza Soares
Mais Uma Vez - Marizinha

Internacional

Don't Let Me Be Misunderstood - Santa Esmeralda
Easy - The Commodores
Only The Strong Survive - Billy Paul
For Once In My Life - Freddy Cole
I'm Sagittarius - Roberta Kelly
You're Too Far Away - David Castle
Loneliness - Joe John Daniel
We're All Alone - Rita Coolidge
Citations Ininterrompues - Café Crème
Love For Sale - Boney M.
Bird Songs – Chrystian
The Name Of The Game – Abba
Dreamin - Liverpool Express
Destiny - Julian Grey

Compacto da Novela 

Briga de Márcio e Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize