segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Especial Novelas - Estrela Guia (2001)


Estrela-Guia é uma trama contemporânea que aborda a união de dois mundos diferentes, simbolizada pelo romance do urbano e workaholic Tony (Guilherme Fontes) com a adolescente Cristal (Sandy), menina criada em uma comunidade alternativa do interior de Goiás. A novela contrapõe os avanços tecnológicos e científicos da sociedade de consumo moderna aos valores espirituais de uma sociedade alternativa, propondo uma conciliação das duas culturas para a construção de um mundo melhor, onde o egoísmo não seja uma das principais causas das mazelas sociais.

A primeira fase da novela se passa no início dos anos 1980, mostrando os amigos yuppies Tony e Paulo Roberto, o Bob (Marcos Winter), como estagiários de uma corretora, às voltas com os altos e baixos da Bolsa de Valores. Cansado da vida estressada que leva no Rio de Janeiro, Bob abandona tudo e viaja para os Estados Unidos, onde conhece Catherine (Maitê Proença) em uma comunidade alternativa da Califórnia. O casal retorna ao Brasil e, com a ajuda do amigo Purunam (Nelson Xavier), funda a comunidade Arco da Aliança nas terras da Fazenda Jagatah (“Universo”, em sânscrito), no interior de Goiás, adotando os nomes de Hanuman e Kalinda. Kalinda dá à luz Cristal (Sandy) e, através do mapa astral da criança, vê que o destino da filha está ligado ao de Tony e que os dois têm uma missão em comum a cumprir na vida. Cristal é batizada por Tony aos 2 anos, e é ele, inclusive, quem escolhe o nome dela.

Cristal reencontra Tony depois de 15 anos, por causa de uma situação trágica. Kalinda e Hanuman morrem em um acidente suspeito, e Tony é nomeado tutor da afilhada. Já era intenção de Kalinda que Cristal vivesse na cidade grande para aprender novas formas de preservar a filosofia da comunidade, que se fechou em suas crenças, mas a menina sempre teve medo de encarar a mudança. A morte dos pais a obriga a ir morar com o padrinho, a quem ela não via desde menina, no Rio. 


Tony namora a fútil socialite Vanessa (Carolina Ferraz) e tem um filho, Daniel (Netinho Alves), com a artista plástica Dominique (Ana Carbatti), com quem mantém uma relação amigável. Com a convivência, Cristal e Tony descobrem-se apaixonados, mas a concretização do relacionamento enfrenta obstáculos: a hesitação do padrinho em assumir esse amor e se envolver com a afilhada, e a rivalidade de Vanessa, que conta com o apoio da esnobe e preconceituosa Carlota (Rosamaria Murtinho), mãe de Tony, para separar o casal.

A “estrela-guia” da comunidade, como Cristal é conhecida em Jagatah, tem dificuldades para se adaptar à cidade grande, e seus companheiros de Arco da Aliança transferem parte da comunidade para Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A heroína da novela é disputada pelo mau-caráter Carlos Charles (Rodrigo Santoro) e por Bernardo (Thiago Fragoso), mas gosta mesmo é de Tony. Cristal também é assediada pelo inescrupuloso Guilherme (Gabriel Braga Nunes), dono de uma produtora musical, interessado em explorar o dom da jovem, que canta mantras, e transformá-la em estrela. No final da história, descobre-se que a radical Su-Sukham (Mônica Torres) foi a responsável pela morte de Kalinda e Hanuman. Desvairada e acometida por um fanatismo radical, ela se tranca com Cristal na casa principal e toca fogo no local, dizendo que a menina, assim como seus pais, será purificada pelo fogo. Tony salva Cristal, e Su-Sukham morre. Os dois se casam e vão morar na comunidade Arco da Aliança.

TRAMAS PARALELAS

Arco da Aliança
A fictícia Arco da Aliança abriga diversos personagens, como a radical Su-Sukham (Mônica Torres), sua filha Sukhi (Fernanda Rodrigues) – cujo sonho é ir para a cidade grande e virar estrela – e o forasteiro Santiago (Sérgio Marone), personagem com poderes paranormais. A comunidade hippie tem como filosofia de vida a união de forças em torno de ideais como a busca da paz, a preservação da vida, a celebração da amizade, do amor e da fraternidade. A harmonia é abalada pela ambiciosa Daphne Aroeira (Lilia Cabral), mulher de Alaor (Sérgio Mamberti), rico fazendeiro e dono da Fazenda da Rainha, vizinha às terras de Jagatah. Daphne cobiça as terras da comunidade ao descobrir que a área esconde uma mina de esmeraldas. Ela não hesita em usar o filho Carlos Charles (Rodrigo Santoro) para seduzir Cristal (Sandy) e convencê-la a vender a propriedade. Carlos Charles é o típico jovem mau-caráter que se vale da impunidade para envolver-se em confusões. De olho na fortuna, ele aceita participar do plano da mãe, mas é Gisela (Thaís Fersoza), filha de Vanessa (Carolina Ferraz), quem se apaixona pelo rapaz. Daphne também conta com a cumplicidade do empregado Ignácio (Floriano Peixoto) para atingir seus objetivos.

Zeca:
O cantor Junior, irmão de Sandy, interpreta um menino de origem pobre que deixa o Nordeste atrás de uma solução para garantir o sustento da família. Para sobreviver, ele faz malabarismos nos sinais de trânsito do Rio. O jovem vence na vida após ser descoberto pela produtora de Guilherme.

Produção
Pirenópolis, que serviu de locação para a novela, é uma cidade tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Situada aos pés da Serra dos Pireneus, no interior de Goiás, tem aspecto bucólico, sendo cercada por morros e com dezenas de cachoeiras, onde foram gravadas cenas da novela. Nos anos 1970, foi referência nos quesitos revolução dos comportamentos, movimento hippie e primeiras experiências com ciências alternativas. Anápolis, também em Goiás, serviu de locação para a Fazenda da Rainha, cenário de Alaor (Sérgio Mamberti) e Daphne (Lilia Cabral).

O batizado de Cristal (Sandy) foi gravado em Lençóis, na Bahia, e as cenas do primeiro encontro de Bob (Marcos Winter) e Catherine (Maitê Proença) foram realizadas em São Francisco, nos Estados Unidos. 

Curiosidades:
A novela foi idealizada como uma experimentação de tramas curtas, tendo ficado três meses no ar. Para escrever Estrela-Guia, a autora buscou ideias em vários filmes, como Hair (Milos Forman, 1979), Papai Pernilongo (Jean Negulesco, 1955) e Presente de Grego (Charles Shyer, 1987). A fictícia Arco da Aliança foi inspirada na comunidade alternativa Frater Unidade, em Pirenópolis, no interior de Goiás. A novela foi a segunda experiência de Sandy e Junior como atores na TV Globo. Os dois já haviam protagonizado o seriado Sandy & Junior (1999). Antes disso, em 1997, os irmãos fizeram o filme O Noviço Rebelde, com Renato Aragão, onde interpretaram Márcia e Junior, os filhos mais velhos de Felipe (Tony Ramos).

A autora Ana Maria Moretzsohn criou a personagem Cristal especialmente para Sandy. A atriz teve uma dublê na trama, a jovem Luciana Maria Guerra Vieira.

As tradicionais Cavalhadas – manifestação folclórica que desde 1826 é encenada em Pirenópolis, mostrando a histórica batalha entre mouros e cristãos no século VI – foram reproduzidas na cidade goiana especialmente para a trama, em fevereiro de 2001. Para a realização da Festa do Divino, a cidade foi enfeitada com bandeirinhas brancas e vermelhas e chitão colorido, e povoada de mascarados, pastorinhas e bandas de música, além de ganhar uma arena com 40 camarotes. O Rei dos Mouros foi interpretado por Rodrigo Santoro. O ator teve de aprender as coreografias da batalha, em que os cavaleiros mouros vestem vermelho, e os cristãos se apresentam de azul, com 12 integrantes de cada lado. A encenação contou com mais de 120 cavalos.

As gravações de Estrela-Guia contaram com diferentes tipos de animais. Na comunidade Arco da Aliança, não faltaram araras, tucanos, saguis, bichos-preguiças e canários da terra, em contraste com as cobras, gaviões, onças e urubus-reis da fazenda de Daphne (Lilia Cabral). Mais de 150 borboletas aparecem nas cenas em que Cristal medita, dança e canta mantras.


Workshops sobre astrologia, antropologia, mantras e sociedade alternativa fizeram parte da fase de preparação do elenco de Estrela-Guia. Mônica Torres e Fernanda Rodrigues receberam noções de fabricação de joias e aprenderam a jogar tarô. Ana Carbatti contou com a consultoria da escultora Elisa Pena, que trabalha com cerâmica, para dar veracidade à artista plástica Dominique. Sérgio Marone teve de se familiarizar com instrumentos musicais, como a flauta, o calimba e o harmonium, para viver o misterioso Santiago. Lilia Cabral, Sérgio Mamberti e Nizo Neto aprenderam noções básicas de hipismo com a veterinária Gisela Ferraz, responsável pelos cavalos da novela. Nelson Xavier estudou um pouco de fitoterapia para viver o médio e mestre espiritual Purunam.

A história marcou a estreia de Sérgio Marone e Graziela Moretto em novelas da TV Globo. A autora Ana Maria Moretzsohn criou a personagem Cristal especialmente para Sandy. A atriz teve uma dublê na trama, a jovem Luciana Maria Guerra Vieira. 


Elenco:
Sandy – Cristal

Guilherme Fontes – Antônio
Carolina Ferraz – Vanessa Rios
Rodrigo Santoro – Carlos Charles Pimenta
Lilia Cabral – Daphne Pimenta
Rosamaria Murtinho – Carlotta Salles
Sérgio Mamberti – Alaor Pimenta
Nelson Xavier – Purunam
Floriano Peixoto – Inácio
Isabela Garcia – Luciana Teixeira
Gabriel Braga Nunes – Guilherme
Mônica Torres – Su-Sukham
Tarcísio Filho – Mauro Lima
Fernanda Rodrigues – Sukhi
Thaís Fersoza – Gisela Rios
Christine Fernandes – Lalá Gouvêa
Jorge Botelho – Rogê
Lucinha Lins – Lucrecia Espíndola
Ana Carbatti – Dominique Cruz
Graziella Moretto – Heloísa
Thiago Fragoso – Bernardo Lima
Sérgio Marone – Santiago
Oderban Júnior – Rafael
Júnior Lima – Zeca
Thiago de los Reys – João Lima
Evandro Mesquita – André Teixeira
Marcos Winter – Bob (Hanuman)
Maitê Proença – Catherine (Kalinda)



TRILHA SONORA

"Imagine" - Paulo Ricardo"Por Um Triz" - Lulo Scroback"Just The Way You Are" - Barry White"Cristal" - Ithamara Koorax"Enrosca" - Sandy & Junior"Oye Como Va" - Santana"Quase Nada" - Zeca Baleiro"Rebelião" - Skank"Um Girassol da Cor do Seu Cabelo" - Claudia Ohana"Father and Son" - Cat Stevens"Pout-Pourri: Bailão de Peão / Na Aba do Meu Chapéu" - Chitãozinho e Xororó"Vieste" - Lenine"Vâmo Embolando" - Banda Beijo"Lá Em Mauá" - P. O. Box"Amor de Índio" - Roupa Nova"Retiens La Nuit" - Johnny Hallyday"Vem para Mim (Run To Me)" - 6L6"Como Nossos Pais" - Elis Regina


Abertura da Novela

Chamada da Novela

Chamada de Elenco

Bastidores da Novela - Vídeo Show

Capítulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize