segunda-feira, 13 de maio de 2013

Especial Novelas: Força de um Desejo (1999)



Sônia Braga e Reginaldo Faria
Força de um Desejo começa contando, bem à moda dos folhetins tradicionais, a história de um romance impossível. Depois, a partir do assassinato de um dos personagens principais, a novela ganha ares de história policial, com suspeitos, investigações, pistas falsas, mortes misteriosas e reviravoltas surpreendentes. Tudo isso ambientado na segunda metade do século XIX, em que várias mudanças políticas e econômicas estavam em andamento no Brasil. A trama da novela foi inspirada em três romances de visconde de Taunay: A Retirada de Laguna, Inocência e A Mocidade de Trajano. Como o desenvolvimento da agroindústria, alguns fazendeiros iniciam sua ascensão. Um deles é o poderoso barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), dono da fazenda Ouro Verde, em Vila de Sant’Anna, lugar fictício situado na região do Vale do Paraíba. Fazendeiro de tendências liberais para a época, ele tem simpatia pelo movimento abolicionista, que está dando seus primeiros passos no Brasil. 

Selton Mello e Fábio Assunção
Sobral é casado com Helena (Sônia Braga) e tem dois herdeiros: Inácio (Fábio Assunção) e Abelardo (Selton Mello), que, na verdade, é filho da baronesa com o fazendeiro Higino Ventura (Paulo Betti), fruto de uma traição no passado. Embora os dois sejam rapazes íntegros e capazes, o barão vê Inácio, o mais velho e mais confiante, como seu sucessor natural no comando da Ouro Verde. Abelardo, mais introspectivo, ressente-se por não receber do pai a mesma atenção que o irmão e se esforça para mostrar interesse pelos negócios da família. O barão trata a esposa de forma quase medieval, mantendo-a isolada de todos e proibindo até mesmo que ela chegue à janela de casa. Revoltado com o tratamento dispensado à sua mãe, Inácio deixa a fazenda para ir estudar Direito no Rio de Janeiro. Lá, conhece Esther Delamare (Malu Mader), dona do bordel mais famoso da Corte. Os dois se apaixonam e vivem um intenso romance, só interrompido quando Inácio retorna a Ouro Verde depois de saber que sua mãe está doente. 

Malu Mader era a protagonista Esther
Na ausência de Inácio, Abelardo ajuda o pai a tomar conta da fazenda, mas os negócios não vão muito bem. Para piorar, chega a Vila de Sant’Anna o fazendeiro Higino Ventura, acompanhado da mulher, Bárbara (Denise Del Vecchio), e da filha Alice (Lavínia Vlasak). Ventura é um ex-mascate que enriquecera da noite para o dia às custas de negócios suspeitos. Ele compra Morro Alto, fazenda vizinha à Ouro Verde, e pressiona Sobral a vender suas propriedades. Higino Ventura também está interessado em roubar a mulher do barão. No passado, ele e Helena tiveram um caso. Agora, ele tenta convencê-la a abandonar o marido cruel e fugir com ele, mas ela o rejeita. Por conta de todo o abalo emocional causado pela rixa entre Higino e Sobral, Helena fica doente e, em conversa privada com Inácio, revela ao filho a verdade sobre o passado: quando ela se arrependeu de ter traído o marido com Higino Ventura, estava grávida de um filho do amante. 

Nathália Timberg viveu a vilã Idalina
O barão a aceitou de volta e criou Abelardo, o filho bastardo, sem jamais permitir que ninguém mais soubesse da verdade. Só que, para tormento de Helena, Sobral jamais conseguiu perdoá-la. Justo quando parecia estar demonstrando sinais de recuperação, Helena morre, inesperadamente, do coração. Pouco antes, o barão de Ouro Verde pede desculpas à mulher e, com isso, reconquista o respeito dos filhos. Inácio deseja voltar à Corte e se casar com Ester, mas os dois são vítimas de uma rede de intrigas tramada pela maquiávelica Idalina (Nathalia Timberg), sogra de Sobral. Embora não desconfie que Ester seja uma cortesã, ela não vê com bons olhos a união do neto com uma mulher de classe social inferior. Prefere se beneficiar financeiramente com a união de Inácio com Alice, a herdeira de Higino Ventura, que é apaixonada pelo rapaz. Dissimulada e aproveitadora, Alice se deixa envolver pela lábia de Idalina, e as duas se unem em um esquema para forçar o casamento entre ela e Inácio. 

Lavínia Vlasak
Idalina falsifica a assinatura do neto e envia uma carta para Ester na Corte convencendo-a de que Inácio a abandonou. Profundamente magoada, a moça viaja para Lisboa, e os dois não se encontram a tempo de desfazer a mentira. Meses mais tarde, Sobral visita a Corte e se encanta por Ester. Sem saber de que se trata do pai do seu grande amor, ela se casa com ele. Ao chegar a Ouro Verde como mulher do barão, Ester descobre que terá de morar sob o mesmo teto que Inácio. Os dois inicialmente se evitam, mas, com o tempo, acabam esclarecendo o mal-entendido que os separou. Ester, no entanto, recusa-se a abandonar o barão por conta da doença dele. Inconformado com a situação e sabendo que Ouro Verde enfrenta graves problemas financeiros, Inácio aceita se casar com Alice Ventura. Com isso, Abelardo, que se apaixonara pela moça, fica ainda mais frustrado e ressentido. 

Cláudia Abreu era a escrava branca Olívia
Depois de inúmeros desencontros, intrigas e reviravoltas que impedem que Ester e Inácio contem a verdade sobre seu passado ao barão, os dois não conseguem mais ficar longe um do outro e decidem fugir juntos, na noite do noivado de Alice e Inácio. Durante a festa, entretanto, Sobral é assassinado a tiros, no exato momento em que fogos de artifício anunciam a chegada da noiva. Inácio passa, então, a ser considerado pela polícia local o principal suspeito da morte do pai. 

Júlia Feldens
A identidade do assassino do barão de Ouro Verde é revelada no capítulo final da novela. Inácio convence a polícia a manter em segredo a morte de Higino Ventura, assassinado pelo escravo Cristóvão (Alexandre Moreno), que tentava proteger a ex-escrava Olívia (Cláudia Abreu). Enquanto isso, o jornalista Bartolomeu (Daniel Dantas) publica no jornal local a notícia de que Ventura havia sido preso pela morte do barão, e acusava o seu capanga Vitório (Antônio Grassi) do crime. Iludido, Vitório conta tudo o que sabe: o verdadeiro assassino era ninguém menos do que a mulher do patrão, Bárbara Ventura. Ela é presa e, mostrando sinais de loucura, confessa o crime. No final de Força de um Desejo, Idalina e Alice são presas por inúmeros delitos que cometeram para realizar as suas tramoias. Ouro Verde passa a ser administrada pelos irmãos Abelardo e Inácio, que libertam os escravos e começam a pagar salários em troca dos serviços prestados na fazenda. Abelardo fica noivo da bela Juliana (Júlia Feldens), e Inácio se casa com Ester. Ela conta a ele, na última cena da novela, que está esperando um filho. 

Tramas Paralelas:
Marcelo Serrado
Olívia e Mariano 
Ao longo da novela, desenrola-se a história de Olívia (Cláudia Abreu), uma escrava branca de um vilarejo vizinho que chega incógnita à Vila de Sant’Anna, foragida da polícia. Higino Ventura (Paulo Betti) fica obcecado pela moça, mas ela o rejeita e se apaixona pelo jovem médico Mariano Xavier (Marcelo Serrado). Higino descobre a origem de Olívia e a compra como escrava em Morro Alto. Depois de muito sofrimento resistindo às investidas do fazendeiro, Olívia consegue comprar sua alforria e, mais tarde, casa-se com Mariano. Fora de si, Higino tenta sequestrá-la, mas Mariano chega a tempo de lutar com ele. O fazendeiro termina baleado gravemente, mas ainda tem forças para tentar esfaquear o rival. Mariano é salvo no último instante pelo escravo Cristóvão (Alexandre Moreno), que mata Higino com um golpe de facão. 

Bárbara (Denise Del Vecchio) foi a assassina
da trama no último capítulo
O casal Ventura 
Fútil, insegura e até então aparentemente inofensiva, Bárbara (Denise Del Vecchio), a mulher de Higino Ventura, eliminava todos os que ameaçassem diretamente seu marido ou seu casamento. Antes de chegar à Vila de Sant’Anna, ela havia envenenado o primeiro sócio que se recusara a participar das negociatas do marido; uma costureira que ela achava que tentara seduzi-lo; e uma amante por quem ele havia ameaçado trocá-la. Quando percebeu que o marido desejava a mulher do barão de Ouro Verde, Bárbara enviara à fazenda a escrava Luzia (Isabel Fillardis), que depositara entre os remédios que o dr. Xavier (Nelson Dantas) ministrava à baronesa um frasco com uma espécie rara de veneno, o que causou sua morte. O dr. Xavier descobriu o engano mais tarde, mas cometeu o erro de contar a Vitório que, defendendo os interesses dos patrões, assassinou o médico. Bárbara envenenou ainda o padre Olinto (Abrãao Farc) a quem havia confessado seus crimes e que se tornara incômodo depois de insistir para que ela se entregasse à polícia. Depois que o barão Sobral fora informado de que um velho amigo seu havia morrido subitamente ao ser tratado com os mesmos remédios dados à Helena, o fazendeiro mandara examinar os conteúdos dos frascos e descobrira o veneno. Sabendo que parte dos remédios havia sido trazida de Morro Alto na noite da morte da mulher, o barão planejava conversar a sós com Alice e interrogá-la a respeito na noite do noivado da moça. Mas Bárbara chegara antes e tentara envenenar Sobral. Rapidamente desmascarada, teve de cometer mais um assassinato, dessa vez usando uma arma de fogo. 

Curiosidades:
Paulo Betti era Higino Ventura
O autor Alcides Nogueira havia escrito a sinopse de Força de um Desejo na década de 1980, mas a novela acabou não sendo produzida. Em 1999, Gilberto Braga desenvolveu a sinopse, a pedido da direção da casa. Na época, Alcides Nogueira estava colaborando com Silvio de Abreu em Torre de Babel (1998) e aceitou assinar a autoria da nova novela das 18h em parceira com Gilberto Braga. 


O elenco participou de um workshop de duas semanas com quatro palestras, ministradas por professores universitários, tendo como temas o Brasil Imperial, o cotidiano nas fazendas e senzalas, Romantismo e Mitologia. Alguns atores também tiveram aulas de esgrima, equitação e caligrafia, além de trabalhos de corpo – com a professora Vivian Buckup – e de voz – com Marli Brito – para se adaptarem ao comportamento da época. A novela explorou, ainda, no núcleo dos escravos, aspectos da cultura Bantu, de origem africana. 

Giovanna Antonelli como cortesã
Depois de 20 anos sem atuar em telenovelas – a última havia sido Chega Mais (1980) –, a atriz Sônia Braga voltava à teledramaturgia da TV Globo em Força de um Desejo. 

A novela foi o último trabalho em televisão do ator José Lewgoy, que faleceu em 2003. Seu personagem – o Conselheiro Felício Cantuária – foi escrito a seu pedido pelo autor Gilberto Braga. A princípio, José Lewgoy deixaria a novela após as primeiras semanas, mas acabou permanecendo até o último capítulo.
 Força de um Desejo foi a primeira novela a usar o closed caption – sistema de legendas que permite aos deficientes auditivos acompanharem o que está sendo dito no programa –, ao ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 26 de setembro de 2005 e 10 de fevereiro de 2006. 

Elenco:

Malu Mader – Ester de Sampaio Sobral
Fábio Assunção – Inácio Sobral
Cláudia Abreu – Olivia Xavier
Lavínia Vlasak –Alice Ventura
Reginaldo Faria – Barão Henrique Sobral
Nathalia Timberg – Idalina Menezes de Albuquerque Silveira
Paulo Betti – Higino Ventura
Selton Mello – Abelardo Sobral
Marcelo Serrado – Mariano Xavier
Sônia Braga – Baronesa Helena Sobral
Denise Del Vecchio – Bárbara Ventura
Isabel Fillardis – Luzia
Claudio Correa e Castro – Leopoldo Silveira
Louise Cardoso – Guiomar Pereira da Silva
José Lewgoy – Felício Cantuária
José de Abreu – Pereira
Giovanna Antonelli – Violeta
Carlos Eduardo Dolabella – Comendador Queiroz
Nelson Dantas – Bartolomeu Xavier
Dira Paes – Palmira de Souza
Chico Diaz – Clemente
Chica Xavier – Rosália

Antônio Grassi – Vitório
André Barros – Trajano Cantuária
Sergio Menezes – Jesus
Ana Carbatti – Zulmira
Alexandre Moreno – Cristovão
Luíz Magnelli – Gaspar
Rosita Tomaz Lopes – Fabíola Xavier


Trilha Sonora:
O Amor Para Mim - Daniela Mercury
Dono de Mim - Sandra de Sá
Rosas do Sul (Roses Du Sud) - André Rieu
Valsa do Desejo – Simone
Doce Prisão - Fafá de Belém
Vida de Artista (Vie D'Artiste) - André Rieu
Serenata - Orquestra de Filadélfia
A Viagem do Café - Roger Henri
Valsa Em Dó Sustenido Menor, Op. 64, N° 2 - Orquestra de Filadélfia
As Terras do Barão - Roger Henri
Mimar Você - Virgínia Rodrigues
Emperor Valse, Op. 437 - Orquestra Filarmónica de Viena
Annen Polka (Polca de Ana) - Orquestra Filarmónica de Viena
Tema de Ana - Jacques Morelenbaum

Abertura:

Chamada de Elenco:

Chamada de Estreia

Higino é humilhado

Esther briga com Idalina

Esther é apedrejada

Higino descobre a traição de Olivia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize