domingo, 10 de fevereiro de 2013

Especial Novelas - Coração de Estudante (2002)


Preservação do meio ambiente e exercício da cidadania eram os pilares de Coração de Estudante. O professor de Biologia Edu (Fábio Assunção) é um homem idealista que se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a charmosa e fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida. Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do rico e ganancioso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). Mas essa relação se desestabiliza quando Edu se apaixona pela sonhadora advogada Clara (Helena Ranaldi), filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso).  Edu é pai solteiro e procura estar sempre presente na vida de Lipe, tentando mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), cuja dependência química e consequente irresponsabilidade não lhe deram condições de criar o filho. 

O futuro sogro de Edu, João Mourão, é o maior empresário de Nova Aliança: é dono de uma fazenda, um laticínio, um frigorífico e uma empresa de viação, todos batizados com o nome de sua falecida esposa, Vitória. Ele é a força motriz da economia do município e o maior empregador da cidade, exercendo grande poder sobre os habitantes. João desconfia dos verdadeiros interesses de Edu em relação à filha. A implicância só aumenta quando ele descobre que o rapaz é grande defensor da natureza e das leis de proteção ambiental, o que o transforma em rival na briga por um trecho de mata virgem. A área é cobiçada pelo fazendeiro e, há seis anos, alvo de disputa na justiça para torná-la de proteção ambiental. Edu tem Clara como aliada nessa briga. 

Clara é professora e responsável pelo escritório modelo do curso de Direito da Universidade Estadual de Nova Aliança (Uena), onde Edu começa a dar aulas. Ela namora Leandro Junqueira (Marcello Antony), coordenador do curso de Agronomia da universidade, carreirista que finge ser aliado do reitor Ronaldo Rosa (Leonardo Villar), mas, na verdade, é um espião de João Mourão no universo estudantil. Leandro é apaixonado pela namorada, com quem deseja se casar. A aproximação de Edu e Clara não agrada nem a Leandro nem à Amelinha, que se sentem ameaçados com essa amizade. 

Clara e Edu realmente se apaixonam e vivem um romance que, além da interferência de Amelinha, é abalado pela chegada à cidade do promotor Pedro Guerra (Bruno Garcia). Sedutor e bem-humorado, Pedro Batalha – como Clara passa a chamá-lo – tenta de todas as formas conquistar o coração da advogada, que conta com a sua ajuda e a da detetive Matilde (Cláudia Lira) nas investigações sobre o passado de Mariana. Durante a trama, Clara começa a se sentir em segundo plano na vida de Edu, envolvido nos problemas com Mariana, e abre uma brecha para um antigo pretendente, o filho do reitor Ronaldo Rosa, Júlio Rosa (Marcos Palmeira).

No decorrer da novela, Mariana entra com uma ação judicial reivindicando a guarda de Lipe e, com a ajuda de Leandro, autor de várias armações para desmoralizar Edu, ganha o direito de ficar com o menino nos finais de semana. Para não perder o filho de vez, Edu se casa com Amelinha, apesar de amar Clara. A filha de João Mourão dá à luz Joãozinho, um bebê com síndrome de Down. Edu sempre relutou em deixar Lipe com a mãe, porque Mariana nunca aceitou fazer tratamento e livrar-se da dependência química. Sob o efeito de drogas, ela chegou a atropelar seu irmão, Joaquim (Marcelo Escorel). 

Disposto a destruir a vida do professor, Leandro se envolve com Mariana e, no fim da novela, tenta levar Lipe à força para o exterior. O vilão, porém, é desmascarado pela própria Mariana, que participa de uma armadilha para que ele confesse seus crimes e vá preso. Coração de Estudante chega ao fim com a união feliz de Clara, Edu e Lipe, enquanto Mariana finalmente aceita iniciar um tratamento para deixar as drogas. João Mourão se desarma ao descobrir que Clara é sua filha, fruto de um caso com Lígia. A notícia desagrada Amelinha, que ganha mais um motivo para não gostar da advogada, e Raul, que se choca com a traição da mulher. 

Tramas Paralelas

Os estudantes 
Por seus valores de ética e justiça, Edu (Fábio Assunção) passa a ser uma grande referência para os jovens universitários da Universidade Estadual de Nova Aliança (UENA), como os calouros Fábio (Paulo Vilhena) e Rafaela (Júlia Feldens) e os veteranos Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Cardosinho (Betito Tavares), Rosana (Alinne Moraes) e Bruna (Michelle Birkheuer). Os estudantes vivem os dramas e as incertezas de quem está começando a vida adulta, passando por novas experiências e descobertas amorosas. Nova Aliança é repleta de repúblicas, divididas por sexo. As principais são a Três Corações, liderada por Rosana, e a República das Bananeiras, comandada por Baú. Os calouros, conhecidos como “bixos”, são obrigados a realizar a maior parte das tarefas domésticas. Mas todos os estudantes, sem exceção, dividem seu tempo entre a rotina acadêmica e a agitada vida de baladas noturnas, farras memoráveis e conquistas amorosas. A requerida responsabilidade dos jovens, que moram longe dos pais, e seu amadurecimento para lidar com questões domésticas cotidianas, como pagamento de contas e organização da casa, estão presentes nas tramas dos estudantes. 


Lígia 
A novela também mostra o trabalho voluntário de Lígia (Jussara Freire), mãe de Clara (Helena Ranaldi), contra a evasão escolar. O tema é discutido através do personagem Zé (Ramon Francisco), filho de Beraldo (Mario César Camargo) e Raimunda (Dill Costa). 

Esmeralda
Outra personagem de destaque na novela é Esmeralda (Ângela Vieira), dona do Bar Império, o point mais frequentado de Nova Aliança, e com quem João Mourão (Cláudio Marzo) tem um discreto namoro. Esmeralda é mãe de Matheus (Caio Blat), rapaz tido como problemático e rebelde. 

Nélio e Amelinha 
Nélio (Vladimir Brichta) é o capataz da fazenda Vitória, adorado pelas crianças por suas brincadeiras e habilidade com animais. O peão é apaixonado por Amelinha (Adriana Esteves), mas nunca assumiu seus sentimentos e sofre em silêncio com a chegada de Edu (Fábio Assunção), o noivo dela, à cidade. 

Audiência
Teve média geral de 29,9 pontos. Sua reprise marcou uma média de 17 pontos.

Elenco:
Helena Ranaldi – Clara Gouveia

Fábio Assunção – Edu (Eduardo Feitosa)
Adriana Esteves – Amelinha Mourão
Vladimir Brichta – Nélio
Carolina Kasting – Mariana 
Marcello Antony - Leandro
Cláudio Marzo – João Mourão
Bruno Garcia – Pedro Guerra
Ângela Vieira – Esmeralda
Caio Blat – Matheus
Júlia Feldens – Rafaela
Marcos Palmeira - Júlio Rosa
Paulo Vilhena – Fábio
Jussara Freire – Lígia
Marcos Caruso – Raul
Cláudio Heinrich – Baú
Paulo Gorgulho – Caio
Alexandra Richter – Rita
Alinne Moraes – Rosana
Leonardo Villar – Ronaldo Rosa
Ítalo Rossi – Juiz Bonifácio
Pedro Malta – Lipe
Jéssica Marina - Sofia Mourão
Tião D’Àvilla – Sílvio
Ana Carbatti – Eneida
Dill Costa – Raimunda
Hugo Gross – Detetive Alceu
Juliana Martins – Ana
Paulo Figueiredo – Prefeito Lineu Inácio
Ricardo Petraglia – Dr. Armando
Sônia Guedes – Madalena
Fernanda de Freitas – Heloísa
Ana Paula Botelho – Bia
Marília Passos – Patty
Jana Palma – Luciana
Xando Graça – Delegado Isolino

Trilha Sonora:


Nacional
Maria Solidária - Beto Guedes

Bola de Meia, Bola de Gude - 14 Bis
Confesso - Ana Carolina
Paisagem da Janela - Lô Borges
Quando o Amor Era Medo - Frejat
Anima - Milton Nascimento
Eu Me Acerto - Zélia Duncan
Menti Pra Você, Mas Foi Sem Querer - Pato Fu
Acaso - Ivan Lins
É Amanhã - Elétrika
Acontecência - Cláudio Nucci
Mas, Quem Diria - Paula Hunter
Eu Não Acredito Em Você - Vinny
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Cássia Eller
Angelus - Leonardo Bretas e Milton Nascimento
Saudade" – Instrumental


Internacional
Don't Let Me Get Me – Pink

Wherever You Will Go - The Calling
Never Tear Us Apart - Joe Cocker
Easy 2 Luv - Double You & DJ Memê
Cruisin'  - Mister Jam
One Day In Your Life – Anastacia
Dancing In The Moonlight - Toploader
Walk Alone - The Uglys
Friends & Family - Trik Turner
She – Jive Jones
She's An Angel - Sun Coast
Handy Man - James Taylor
Aubrey – Bread
Agua Y Sal – Rosario
Someone Like You - Layan
Objection - Michael Lorf

Abertura

Chamada da Novela

Cena: Sequestro de Amelinha

Adriana Esteves e Vladimir Brichta
(Amelinha e Nélio)

Cenas da novela

Chamada de Novela


Chamada do Último Capítulo

Teaser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize