segunda-feira, 27 de maio de 2013

Especial Novelas - Locomotivas (1977)


Eva Todor era a ex-vedete
Kiki Blanche
Kiki Blanche (Eva Todor) é uma ex-vedete dedicada à família e ao seu salão de beleza, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de Milena (Aracy Balabanian), sua filha legítima, Kiki cria Fernanda (Lucélia Santos), Paulo (João Carlos Barroso), Renata (Thaís de Andrade) e Regina (Gisela Rocha). O grande conflito da trama é a paixão de Fernanda por Fábio (Walmor Chagas), homem amado também por Milena. 


Walmor Chagas
Aracy Balabanian e Lucélia Santos
Milena e Fábio se conhecem na porta do colégio onde Regina e Lia (Miriam Fischer), filha do advogado, estudam. Os dois começam a sair, mas o romance é atrapalhado por Fernanda que, apaixonada também por ele, passa a disputá-lo com a irmã. No desenrolar da trama, revela-se que Milena é, na verdade, mãe de Fernanda. E, por isso, está disposta a abrir mãe de Fábio em nome da felicidade da filha. Sem contar para ninguém seus motivos, ela recusa o pedido de casamento de Fábio. O advogado não compreende a abnegação de Milena pela irmã e não desiste de conquistá-la, enquanto tenta evitar Fernanda de todas as formas. Aos poucos, no entanto, acaba cedendo às investidas da jovem. A certa altura da trama, Fernanda decide correr atrás da identidade de sua mãe. E pede ajuda a Fábio. Mesmo com os apelos de Kiki para que não leve adiante as investigações, o advogado está empenhado em descobrir a verdade. No final, é ele quem revela a Fernanda que Milena é sua mãe. As duas se reconciliam. E Fernanda, percebendo o amor que a mãe ainda sente por Fábio, convence Milena a procurá-lo. 


Tramas Paralelas:

Netinho 
Outra história importante envolve Netinho (Dennis Carvalho), que vive pressionado pela mãe possessiva, Margarida (Míriam Pires). No início, Netinho namora Renata (Thaís de Andrade), mas também está envolvido com Patrícia (Elizângela). Os três jovens vivem um conturbado triângulo amoroso ao longo de toda a trama. Margarida, que não admite dividir o amor do filho com ninguém, trata mal Renata e Patrícia. E, com suas intrigas e perseguições, consegue fazer com que ele não fique com nenhuma das duas. Celeste (Ilka Soares), vizinha e amiga de Margarida, é quem ajuda Netinho. Com ela ele desabafa sobre seus namoros e sua relação com a mãe. Em meio a seus problemas, Netinho sequer percebe que Celeste, uma mulher mais velha, está apaixonada por ele. No final, após muito tempo sofrendo em silêncio, ela declara seu amor. E, apesar da oposição de Margarida, os dois começam a namorar. 

Machadinho, o português 
Também merece destaque a trama de Machadinho (Tony Correia). Assim que chega ao Brasil, o português hospeda-se na casa de Victor (Isaac Bardavid), de quem acaba ficando sócio. E, com seu talento culinário, transforma o pequeno bar do amigo num bem-sucedido restaurante. Machadinho envolve-se com Gracinha (Maria Cristina Nunes), filha de Victor. Mas o romance dos dois sofre com a interferência de Lurdinha (Terezinha Sodré) que, desprezada por ele, inferniza sua vida, fazendo intrigas para separar o casal. Machadinho tenta, por diversas vezes, mostrar à namorada que é vítima das armações de Lurdinha. No final, acaba apaixonando-se por Fernanda. 

Produção
Locomotivas foi a primeira novela totalmente gravada em cores para o horário das 19h, o que demandou maior cuidado da produção no visual dos atores, cenários, figurinos e locações. A novela teve cenas gravadas em Portugal, com a participação de alguns atores locais, como Márcia Condessa, famosa fadista. 

Curiosidades
No último mês da novela, Dennis Carvalho – que se destacou no papel de Netinho – pediu a Régis Cardoso para dirigir algumas cenas. Foi a primeira experiência do ator atrás das câmeras na TV Globo. Dennis se saiu bem na nova função, e, a partir de então, Daniel Filho passou a chamá-lo para dirigir outras novelas. 

Cassiano Gabus Mendes escreveu a novela inspirado em vedetes famosas como Virgínia Lane, Nélia Paula e Mara Rúbia. 

A novela fez tanto sucesso que os penteados, macacões e sapatos femininos de acrílico adotados pelas personagens viraram moda, assim como a bolsa a tiracolo usada por Lucélia Santos. 

Elizangela se recorda da vez em que ela e João Carlos Barroso foram convidados por uma emissora afiliada do Sul para uma tarde de autógrafos. Por conta do sucesso da novela, o lobby do hotel ficou lotado de fãs e o evento acabou sendo transferido para o saguão da prefeitura. 

Eva Todor estreou na TV Globo vivendo a ex-vedete Kiki Blanche, um de seus trabalhos mais marcantes na televisão. Segundo a atriz, a personagem fez tanto sucesso que, na época, surgiram inúmeros salões de beleza com o nome Kiki Blanche. Eva Todor também se recorda da vez em que uma jovem, vinda da Bahia, a procurou na porta da emissora. Depois de muito insistir, conseguiu falar com a atriz: ela queria ser adotada por Eva, que, na trama, tinha diversos filhos de criação. A convite da autora Maria Adelaide Amaral, Kiki Blanche foi revivida por Eva Todor mais de 30 anos depois, numa participação especial na segunda versão de Ti-Ti-Ti, exibida em 2010. 


Lucélia Santos recebeu elogios do público e da crítica pela interpretação da rebelde Fernanda apenas um mês após o término de Escrava Isaura. A atriz conta que foi convidada por Régis Cardoso para fazer uma das mocinhas da novela. Mas, quando leu a sinopse, pediu ao diretor para mudar seu personagem, pois queria contracenar com Walmor Chagas e Aracy Balabanian. Régis Cardoso aceitou, e Lucélia Santos acabou surpreendendo com seu desempenho. 

“A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite. Assim você não perde as Locomotivas”. Esse foi o surpreendente anúncio que a TV Tupi publicou nos jornais de 14 de agosto de 1977, reconhecendo os imbatíveis índices de audiência da novela da TV Globo. 

Locomotivas foi reapresentada entre janeiro e setembro de 1978, às 13h30, e, a partir de novembro de 1986, às 18h. Um compacto de uma hora e meia também foi exibido no Festival 15 anos da TV Globo, com apresentação de Eva Todor, em março de 1980. 

Elenco:
Eva Todor – Kiki Blanche
Walmor Chagas – Fábio
Aracy Balabanian – Milena Cabral
Lucélia Santos – Fernanda
Dênis Carvalho – Netinho
Elizângela – Patrícia
Rogério Fróes – Sérgio Mello
Célia Biar – Sílvia
João Carlos Barroso – Paulo Cabral
Thaís de Andrade – Renata Cabral
Isaac Bardavid – Victor
Eloisa Mafalda – Joana
Carmem Silva - Adelaide
Ilka Soares – Celeste
Lady Francisco – Carla Lambrini
Roberto Pirillo – Cássio
Miriam Pires – Margarida
Oswaldo Louzada – Chico Rico
Natália do Vale - Sandra
Hélio Souto – Zé Tião
Maria Cristina Nunes – Graça
Miriam Fischer – Lia
Joséphine Hélene – Zulmira
Teresinha Sodré – Lourdes
Tony Correa – Machadinho

 
Trilha Sonora:
Nacional
Eu Preciso Te Esquecer - Cláudia Telles
Desencontro de Primavera - Hermes Aquino
Filho Único - Erasmo Carlos
Enrosca - Guilherme Lamounier
Amar é Nunca Precisar Pedir Perdão - Mauro Sérgio
Locomotivas - Rita Lee
Maria Fumaça - Black Rio
Coleção – Cassiano
Vôo Sobre o Horizonte – Azymuth
Consummatum Est - César Costa Filho
Espere Por Mim, Morena - Luiz Gonzaga Jr.
Baby - Quinteto Ternura
Consideramos - Edu Lobo
Alô, Alô Brasil - Marília Pêra

Internacional 
Conversation - Morris Albert
Young Hearts Run Free - Candi Staton
Sorrow - Michael Sullivan
That's The Trouble - Grace Jones
Più - Ornella Vanoni
Love In "C" Minor" – Cerrone
Sweet Sounds, Oh! Beautiful Music - Steve McLean
Rainy Day - Richard Young
N.Y. You Got Me Dancin' - Andrea True Connection
Sad Songs - Alessi Brothers
Dance And Shake Your Tambourine - Universal Robot Band
Movin' On - Cook & Benjamin Franklin Group
Nobody's Child - Penny McLean
L'Esperance - Artic


Abertura

Elizângela em Locomotivas

Chamadas

Último Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize