domingo, 3 de novembro de 2013

Especial Novelas: Pedra sobre Pedra (1992)


Renata Sorrah e Lima Duarte
A trama de Pedra sobre Pedra se passa na fictícia cidade de Resplendor, na Chapada Diamantina, sertão da Bahia. Murilo Pontes (Nelson Baskerville, na primeira fase) e Jerônimo Batista (Felipe Camargo) pertencem a famílias rivais e são apaixonados pela mesma mulher, Pilar (Cláudia Scher, na primeira fase). A moça é noiva de Murilo, mas o abandona no altar, pois desconfia que sua melhor amiga espera um filho dele. Para se vingar, Pilar decide se casar com Jerônimo, com quem tem uma filha, Marina. Sua amiga morre durante o parto da filha, e Pilar assume a criação da menina, batizando-a de Eliane (Carla Marins, na segunda fase), o mesmo nome da mãe. Murilo, por sua vez, casa-se com Hilda (Andrea Murucci, na primeira fase, e Eva Wilma, na segunda), tem um filho chamado Leonardo e se muda para Brasília para seguir carreira política.

Maurício Mattar e Adriana Esteves
Vinte e cinco anos depois, Pilar (agora Renata Sorrah) quer fazer de Marina (Adriana Esteves) a prefeita de Resplendor. Murilo (agora Lima Duarte) deseja o mesmo futuro para seu filho Leonardo (Maurício Mattar). Arqui-inimigos, os Batistas e os Pontes travam uma batalha: o herdeiro que vencer a eleição restabelece o poder de uma das duas famílias na cidade. Mas Pilar e Murilo, que na verdade escondem o amor que ainda sentem um pelo outro, não contavam com a paixão arrebatadora que une seus filhos, Marina e Leonardo, embora eles sejam adversários na disputa pela prefeitura da cidade. Sabendo da rivalidade entre suas famílias, os dois resolvem namorar em segredo.

Tramas Paralelas:

Carla Marins e Armando Bógus
Vilão que vira Pedra:
Um dos personagens de destaque de Pedra Sobre Pedra é o trambiqueiro Cândido Alegria (Armando Bógus). Apaixonado por Pilar Batista, ele também deseja tomar o poder em Resplendor e conta com o apoio da ambiciosa Eliane (Carla Marins) para controlar os passos de Marina (
Adriana Esteves) e Leonardo (Maurício Mattar). A jovem, criada pela família Batista, nem desconfia que Cândido Alegria é seu verdadeiro pai. Vilão sorrateiro e dissimulado, no final da história ele vira uma pedra, que depois se desfaz como argila.

Humberto Martins, Luiza
Tomé e Eduardo Moscovis
Vida Cigana:
Um grupo de ciganos liderado por Yago (Humberto Martins) chega a Resplendor. Vida (Luiza Tomé), irmã de Yago, se apaixona perdidamente por Carlão Batista (Paulo Betti), dono do Grêmio Recreativo de Resplendor, e ele decide abandonar tudo para morar na colônia de ciganos. 

Flor Afrodisíaca:
Andrea Beltrão, Nívea Maria, Elizângela, Arlete Salles
Isadora Ribeiro e Fábio Jr
A chegada do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.) muda a vida dos moradores de Resplendor, especialmente a de Ursula (Andréa Beltrão), filha de Gioconda (Eloísa Mafalda), irmã de Murilo Pontes (Lima Duarte). Ela se apaixona perdidamente pelo fotógrafo, que, depois de seduzir várias mulheres da cidade, é assassinado. Após sua morte, Jorge Tadeu aparece para as mulheres que comem a flor que brota de seu túmulo, e que as deixa enlouquecidas de paixão.


Realismo Fantástico:
Osmar Prado
O realismo fantástico está presente não só na história de Jorge Tadeu (Fábio Jr.), mas na trama de vários personagens de Pedra Sobre Pedra. Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), por exemplo, sente-se fortemente atraído pela lua cheia. Sua irmã, Lola (Tânia Alves), chega a prendê-lo para evitar que ele cometa uma loucura nessa fase do mês. Apesar disso, ele acaba se deixando levar pelo satélite. Dona Quirina (Míriam Pires), por sua vez, apesar dos 120 anos de idade, conserva uma memória prodigiosa e está sempre atenta a todos os acontecimentos de Resplendor.

Cenas Marcantes:

A morte do fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.) rendeu uma das cenas mais marcantes da novela. Seu corpo apareceu coberto de borboletas, numa imagem montada com efeitos especiais. A direção contou com a consultoria de biólogos para a realização da cena. 

Curiosidades:

Eva Wilma e Andrea Beltrão
Pedra Sobre Pedra foi a segunda coprodução da TV Globo com uma emissora europeia. A primeira foi a novela Lua Cheia de Amor, em 1990. Dessa vez, a RTP, televisão estatal portuguesa, financiou 20% da produção. Dois atores portugueses trabalharam na novela: Carlos Daniel e Suzana Borges, nos papéis dos irmãos Ernesto e Inês. Algumas cenas da trama foram gravadas em Lisboa.
Pedra Sobre Pedra figura na relação de novelas assinadas por Aguinaldo Silva que têm vários elementos em comum, como a ambientação em uma cidade fictícia que faz as vezes de microcosmo do Brasil, cenas de realismo mágico e personagens com características parecidas. As outras novelas são Roque Santeiro (1985, ele foi coautor de Dias Gomes), Tieta (1989, em coautoria com Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn), Fera Ferida (1993, novamente com Ricardo e Ana Maria), A Indomada (1997, junto com Ricardo Linhares) e Porto dos Milagres (2001, de novo com Ricardo).
Eduardo Moscovis e Paula Burlamaqui
Para dar vida a Francisquinha, Arlete Salles teve de aprender a andar de lambreta, veículo usado pela personagem.
Os autores reviveram o personagem Murilo Pontes, interpretado por Lima Duarte, na novela A Indomada, exibida em 1997. O personagem participou de uma partida de pôquer em Greenville, cidade fictícia onde a novela era ambientada.
Lilia Cabral, intérprete da prostituta Alva, teve aulas com a professora de prosódia Iris Gomes da Costa para aprender a o sotaque gaúcho.
Lilia Cabral e Pedro Paulo Rangel
A novela fez sucesso em Cuba, onde foi exibida com o título Te Odio mi Amor. Por conta do personagem Murilo Pontes, que fumava charutos, Lima Duarte visitou uma tradicional fábrica de charutos no país, onde foi muito bem recebido pelos funcionários. Segundo o ator, o que conquistou o público cubano foi a relação de amor e ódio entre seu personagem e o de Renata Sorrah. Daí o título da novela.
O diretor Paulo Ubiratan fez uma participação no último capítulo da novela, como um pretendente que Pilar Batista (Renata Sorrah) conhece ao embarcar em uma viagem. 
Nelson Xavier e Arlete Salles
Nuno Leal Maia participou dos últimos capítulos da novela, no papel de um delegado.
Por conta de um banho de cachoeira de sua personagem, Úrsula, e dos camisolões transparentes que ela usava, Andréa Beltrão virou sex symbol.
Pedra Sobre Pedra marcou a estreia do ator Eduardo Moscovis na TV Globo, no papel do cigano Tíbor.
Nívea Maria homenageou a mãe com sua interpretação de Ximena, a primeira-dama de Resplendor. Fazer da personagem uma portuguesa inserida em um contexto nordestino foi uma sugestão da própria atriz ao diretor Paulo Ubiratan, que aprovou a ideia.
Para interpretar Sérgio Cabeleira, Osmar Prado teve como primeira referência o filme Kaos (1984), dos Irmãos Taviani, indicação do diretor Luiz Fernando Carvalho para ajudar o ator na composição do personagem.
Fábio Jr
Pedro Paulo Rangel contou que foi construindo o homossexual Adamastor, apaixonado pelo patrão, Carlão (Paulo Betti), com a resposta que recebia do público nas ruas. O personagem, com seu grande amor pelo chefe e amigo, foi um dos sucessos da novela.
Esta foi a última novela de Armando Bógus, que morreu em 02 de maio de 1993.
Pedra Sobre Pedra  foi reapresentada entre 10/04 e 11/08/1995, em Vale a Pena ver de Novo.
A novela foi vendida para Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros países

Elenco:
Renata Sorrah – Pilar Batista
Lima Duarte – Murilo Pontes

Adriana Esteves – Marina Batista

Maurício Mattar – Leonardo Pontes
Eva Wilma – Hilda Pontes
Armando Bógus – Cândido Alegria
Fábio Jr. – Jorge Tadeu
Elizângela – Resemary Pontes
Marco Nanini – Ivonaldo Pontes
Arlete Salles – Francisquinha Queiróz
Nelson Xavier – Delegado Queiroz
Paulo Betti – Carlão Batista
Miriam Pires – Dona Quirina Batista
Osmar Prado – Sérgio Cabeleira
Nívea Maria – Ximena Vilares
Cecil Thiré – Prefeito Kleber Vilares
Andréa Beltrão – Úrsula Pontes
Eloísa Mafalda – Gioconda Pontes
Pedro Paulo Rangel – Adamastor
Tânia Alves – Lola
Ênio Gonçalves – Diamantino
Lilia Cabral – Alva
Luiza Tomé – Vida
Humberto Martins – Yago
Carla Marins – Eliane
Raymundo de Souza – Emanuel
Paula Burlamaqui – Nair
João Carlos Barroso – Arquibaldo
Cláudio Correa e Castro – Maurício
Bruna Lombardi – Joana
Walter Breda – Bernardo
Gracindo Jr. – Felipe Daniels
Tereza Seiblitz – Jerusa
Eduardo Moscovis – Tibor
Isadora Ribeiro – Suzana Frota
Ilva Niño – Naninha
Andrea Avancini – Luana
Selton Mello – Bruno
Lu Mendonça – Nice
Roberto Frota – Heraldo
Jackson Costa – Ulisses
Daniela Faria - Liz


Primeira Fase:
Nelson Baskerville – Murilo Pontes
Cláudia Scher – Pilar Batista

Felipe Camargo – Jerônimo Batista

Andrea Murucci – Hilda Pontes
Geraldo Del Rey – Sebastião
Luciana Braga – Eliane
Buza Ferraz – Benvindo Soares
Francisco Carvalho – Super Téo
Jackson Souza – Padre Diogo
Elias Gleizer – Juca Badaró
Carmem Santos - Virgínia


Trilha Sonora:


Capa: Adriana Esteves

1 – Entre a Serpente e a Estrela – Zé Ramalho7
2 – O Homem que Amei – Fafá de Belém
3 – Cabecinha no Ombro – Fagner

4 – Dona de Mim – 14 Bis

5 – Regra do Jogo – Sá & Guarabira
6 – Madana Mohana Murari – Homem de Bem
7 – Pedras que Cantam – Fagner
8 – Resplendor – André Sperling
9 – O Que a Noite Faz – Elba Ramalho
10 – Esse Amor – Danilo Caymmi
11 – Medo – André Sperling
12 – Herdeira da Noite – Ithamara Koorax
13 – Como se Fosse – Jim Porto
14 – Vida Cigana – instrumental


Capa: Isadora Ribeiro

1 – Pergunte pro seu Coração – Roberto Carlos

2 – Outono – Djavan

3 – Passion – Gipsy Kings
4 – Tomara – Alceu Valença
5 – Negrinho do Pastoreiro – Be Happy
6 – Noturno em mi Bemol Maior – The Philadelphia Orchestra
7 – Faz de Mim – Dominguinhos
8 – Brincar de ser Feliz – Chitãozinho e Xororó
9 – Te Amor – Wanderléa
10 – Fantasia – André Sperling
11 – Valsa – Carlos Paredes
12 – Ritmo do Coração - instrumental

Abertura

Chamada de Elenco


Capítulo 1


Maurício Mattar e Adriana Esteves


Último Capítulo


Morte de Jorge Tadeu


Veja as outras edições do Especial Novelas - O Rei do GadoVale TudoUga UgaPecado CapitalA Gata ComeuGuerra dos SexosBarriga de AluguelA FavoritaMulheres de AreiaTe Contei?Estrela GuiaÉramos SeisEstupido CupidoDireito de AmarBelíssimaAnjo MauDona XepaUm Anjo Caiu do CéuVereda TropicalDancin DaysQuatro por QuatroCoração de Estudante,TietaEscrava IsauraA Próxima VítimaMulheres ApaixonadasA SucessoraTi Ti TiVampCabocla,O AstroAmor com Amor se PagaForça de um DesejoCaras e BocasLocomotivasFera RadicalA ViagemO CloneEscaladaSinhá MoçaDeus nos AcudaAlma GêmeaPecado RasgadoRoque SanteiroA IndomadaO Beijo do VampiroSassaricandoRenascerCiranda de PedraO Salvador da PátriaAndando nas Nuvens,Cobras e Lagartos, Top ModelFelicidadeCelebridadeMarron GlacéÁgua Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize