domingo, 15 de dezembro de 2013

Especial Novelas: Salsa e Merengue (1996)


Marcello Antony e Patrícia França
A elegante e rica Bárbara (Rosamaria Murtinho) dá à luz um filho morto, mas não chega a receber a má notícia. Guilherme (Walmor Chagas), marido dela, troca o corpo da criança por um bebê cuja mãe é muito pobre e não tem condições de criar o filho. Depois de 30 anos, Eugênio (Marcello Antony), o menino trocado, sofre uma contaminação por mercúrio, desenvolve leucemia e precisa de um transplante de medula urgente. Mas a cirurgia só poderá ser realizada com a doação de um parente consanguíneo. Diante do risco de morte do filho, Guilherme conta a verdade à Bárbara. Tudo esclarecido, os dois vão em busca de Anabel Muñoz (Arlete Salles), mãe verdadeira do rapaz e única que pode salvar a vida dele. Anabel manteve segredo sobre sua gravidez, mas nunca esqueceu a criança que teve com o inescrupuloso Urbano (José Wilker). É viúva do cubano Félix Munõz e tem outros cinco filhos: Valentim (Marcos Palmeira), Remédios (Bia Nunes), Amparo (Thaís de Campos), Assunção (Gabriela Alves) e Antônio (Alexandre Barilari).

Marcos Palmeira
Com o reaparecimento de Eugênio em sua vida, Anabel se vê obrigada a contar a verdade a todos. A situação do rapaz se complica, no entanto, pois os exames mostram que a medula dela é incompatível com a dele. Por conta disso, Anabel revela mais um segredo: Valentim também é filho de Urbano e não de Félix, como todos acreditavam. Eugênio, que pensava ser filho de milionários, descobre que sua família é pobre. De uma hora para outra, Valentim, que muito se orgulhava de sua origem cubana, também ganha uma nova família, com a qual inicialmente não se identifica. 
Arlette Salles e Walmor Chagas
Além disso, vê-se diante da situação de ter que doar medula para um irmão que não conhece. Para completar, Eugênio e Valentim se apaixonam pela mesma mulher, pela romântica e interiorana Madalena (Patrícia França). Ao fim da trama, Eugênio está saudável, graças ao transplante de medula, doada por Valentim. Depois de Madalena ficar um bom tempo com Eugênio, termina a trama com Valentim, seu verdadeiro amor. Já Eugênio reata com Teodora (Debora Bloch), sua ex-mulher, e assume seus filhos, gêmeos recém-nascidos.

Tramas Paralelas:

Maria Maya
Família Bolla:
Quando a novela começa, o Cerimonial Anabel Muñoz planeja o festejo de 15 anos de Kelly Bolla (Maria Maya), filha do poderoso empresário local Walmir Bolla (Oswaldo Loureiro). Ele é dono do supermercado Rebolla, localizado na Travessa do Vintém, em Vila Isabel, onde também mora a família de Anabel Muñoz (Arlete Salles). 

Débora Bloch
Teodora:
A rica e poderosa Teodora Bentes (Debora Bloch), ex-mulher de Eugênio (Marcello Antony), não aceita a separação e luta para ter o marido de volta, tornando-se a maior inimiga de Madalena (Patrícia França), nova paixão dele.

Walmor Chagas e Cristiana Oliveira
Adriana:
Para conquistar um marido rico, a vilã Adriana (Cristiana Oliveira) se coloca entre Bárbara (
Rosamaria Murtinho) e Guilherme (Walmor Chagas), tentando atrapalhar o casamento deles. Adriana é uma modelo, carreirista criada pela mãe e pela tia para se dar bem. Ela se alia ao ambicioso e inescrupuloso Heitor (Victor Fasano) para obter tudo que quer e acaba conseguindo manter um romance secreto com Guilherme.

Núcleo Popular:
Mara Manzan
Os moradores da fictícia Travessa do Vintém roubaram a cena na novela. O núcleo popular e divertido era formado pela família de Anabel e os personagens Socorro (Stella Miranda), Jacinta (Zezeh Barbosa), Walmir Bolla (Oswaldo Loureiro), Candinho (Marcos Oliveira).

Produção:
Rosamaria Murtinho
Salsa e Merengue teve a maior cidade cenográfica da TV Globo até então, onde foram reproduzidas vilas e casas do bairro carioca de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Miami abrigou a gravação de mais de 40 cenas da novela. O diretor Wolf Maia conta que foi uma grande experiência trabalhar com equipes americanas – dublês, áudio e vídeo – em cenas de ação, como tiroteios, perseguições de carro e lancha pelos canais de Miami.

Curiosidades:

Ariclê Perez
Salsa e Merengue marcou a estreia de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa como autores de novelas, em uma parceria que já havia produzido peças de teatro e programas de televisão, como Delegacia de Mulheres (1990) e Sai de Baixo (1996).
Os atores portugueses Paulo Pires (Vasco) e Marques d’Arede (Rodolfo) fizeram uma participação especial na trama.


Bia Nunnes
Uma comunidade do Rio de Janeiro, que integra o Complexo da Maré, em Bonsucesso, Zona Norte, ganhou o nome de Favela Salsa e Merengue.

A novela ganhou dois troféus APCA, o de Melhor Novela e o de Melhor Atriz, para Arlete Salles(empatada com Drica Moraes por Xica da Silva).
Bolívia, Canadá, Portugal e Nicarágua foram alguns dos países em que Salsa e Merengue foi exibida.

Ações Socioeducativas:

Laura Cardoso
Salsa e Merengue registrou um número considerável de ações socioeducativas. Através da personagem Kelly Bolla (Maria Maya), por exemplo, foram abordadas questões relacionadas à gravidez precoce. Na história, a jovem engravida, propositadamente, de Antônio (Alexandre Barilari), por quem sempre fora apaixonada.
Victor Fasano
A questão da degradação do meio ambiente foi tratada na novela através da preocupação de Madalena (Patrícia França) com a possível contaminação de sua cidade com urânio. Através das personagens Dayse (Rosi Campos) e Tereza (Ângela Rabelo), a homossexualidade feminina também foi inserida na trama. Os autores trataram o tema com humor e sem estereótipos.



Elenco:

Marcos Palmeira – Valentim Muñoz

Patrícia França – Madalena
Marcello Antony – Eugênio Amarante Paes
Cristiana Oliveira – Adriana
Débora Bloch – Teodora
Arlete Salles – Anabel Muñoz
Rosamaria Murtinho – Bárbara Amarante Paes
Walmor Chagas – Guilherme Amarante Paes
Victor Fasano – Heitor Lobato
Zezé Polessa – Marinelza Bolla
Laura Cardoso – Ruth
Oswaldo Loureiro – Walmir Bolla
Bia Nunnes – Remédios Muñoz
Thaís d e Campos – Amparo Muñoz
Gabriela Alves – Assunção Muñoz
Maria Maya – Kelly Bolla
Juliana Baroni – Inês
Jacqueline Laurence – Eglantine
Ariclê Perez – Gilda
Rosi Campos – Deise
André Gonçalves – Walter
Estelita Bell – Imaculada
Mara Manzan – Sexta-Feira
Marcos Paulo – Gaspar
Diogo Vilela – Caio Graco
Cláudio Cavalcanti – Olavo
Nelson Xavier – Mestre Bento
Ricardo Petraglia – Tito
Mônica Torres – Lídia
Ademir Zanyor – Jairzinho
Stella Miranda – Socorro
Maria Lúcia Dahl – Laís
Marcos Oliveira – Candinho
José D´Artagnan Jr – Edgar
Chico Diaz – Ramiro Morales

Maria Gladys – Neném
Luís Salém – Lázaro
Ângela Rebello – Teresa
Alexandre Barillari – Antônio
Adriana Garambone – Clarisse
Zezeh Barbosa – Jacinta
Vanessa Dantas – Flávia
Adriano Garib – Juarez
Ludmila de Castro – Letícia Amaral



Participação Especial:
José Wilker – Urbano

Suzana Vieira – Dolores Molidoro
Paulo Pires – Vasco
Marques D´Arede – Rodolfo
Nelson Freitas - Cristóvão


Trilha Sonora:

Nacional
Capa: Marcello Antony

Maria - Ricky Martin

La Bella Luna - Os Paralamas do Sucesso 
Louca - Latino 
Seo Zé - Carlinhos Brown 
Ama Teu Vizinho Como a Ti Mesmo - Sá, Rodrix & Guarabira 
Sim, Foi Você - Elba Ramalho 
Mueve La Cadera - Reel 2 Real 
Enquanto Durmo - Zélia Duncan 
Dancin' Days - Lulu Santos 
Vida Fácil - Cazuza 
Quando Te Vi - Simonny
Brasil é o País do Suingue - Fernanda Abreu 
Uma Espécie de Irmão - Guilherme Arantes 
Mais Simples - Zizi Possi 


Internacional:
Capa: Patrícia França

Donde Estás Corazón - Shakira 

Solo Se Vive Una Vez" - Azucar Moreno 
Why - 3T with Michael Jackson 
Groovin' - Pato Banton
Dáme - Luis Miguel 
Moliendo Café / Tequila - Mestizzo 
Solamente Tu Amor - Chayanne 
Incancellabile - Laura Pausini 
El Dia En Que Me Quieras - Julio Iglesias 
Don't Look Back In Anger - Oasis 
L'Aurora - Eros Ramazzotti 
Se Tu No Estás - Rosana 
I'll Always Be Right There - Bryan Adams 
Come To Me - Tita 

Veja as outras edições do Especial Novelas - O Rei do GadoVale TudoUga UgaPecado CapitalA Gata ComeuGuerra dos SexosBarriga de AluguelA FavoritaMulheres de AreiaTe Contei?Estrela GuiaÉramos SeisEstupido CupidoDireito de AmarBelíssimaAnjo MauDona XepaUm Anjo Caiu do CéuVereda TropicalDancin DaysQuatro por QuatroCoração de Estudante,TietaEscrava IsauraA Próxima VítimaMulheres ApaixonadasA SucessoraTi Ti TiVampCabocla,O AstroAmor com Amor se PagaForça de um DesejoCaras e BocasLocomotivasFera RadicalA ViagemO CloneEscaladaSinhá MoçaDeus nos AcudaAlma GêmeaPecado RasgadoRoque SanteiroA IndomadaO Beijo do VampiroSassaricandoRenascerCiranda de PedraO Salvador da PátriaAndando nas Nuvens,Cobras e Lagartos, Top ModelFelicidadeCelebridadeMarron GlacéÁgua Viva,Pedra sobre PedraA Padroeira,Bebê a BordoPor AmorPorto dos MilagresCambalacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize